A Estofaria Ambientação & Design, em parceria com a Bossa a Bessa, recentemente passou a desenvolver projetos personalizados de decoração para seus clientes por acreditar que casa é sinônimo de lar, aconchego e autenticidade e a mesma deve refletir a personalidade de seu dono. Afinal de contas, não há nada melhor que ter uma peça coringa em casa, feita sob medida e exclusiva. A iniciativa é comandada em família, pela mãe Cláudia Alexandre, head da Estofaria, e a filha Nathalia Ponte, cap da Bossa a Bessa.

Em outubro e novembro deste ano, o Site MT conversou no IGTV com profissionais da decoração e design de interiores para falar de tendências no segmento. Agora, trazemos dicas da empresária Cláudia Alexandre, head da Estofaria Ambientação e Design, em uma série especial de três matérias sobre as apostas para 2020 em décor e design: é o #EstofariaporClaudiaAlexandre.

Estampas exclusivas

LEIA MAIS >>
#EstofariaporClaudiaAlexandre: cores que trazem tranquilidade são aposta para ambientes em 2020

#EstofariaPorClaudiaAlexandre: décor com elementos retrô e minimalismo japonês é tendência

Mas como funcionam esses projetos personalizados? A ideia é oferecer aos clientes a possibilidade de desenvolver estofados a partir do zero ou então reformar peças que a pessoa já possua em casa. O que há em comum nestas duas opções é a criação de estampas exclusivas. “Ou seja, eu tenho como desenvolver com exclusividade algo que ele não vai encontrar no mercado”, conta Cláudia. A Bossa a Bessa fica responsável por esta função e realiza a produção das estampas de acordo com as especificações do cliente. O desenho deve ser criado a partir de uma ideia abstrata ou de uma referência já existente.

Visual desconstruído: na poltrona, caule ganha evidência no encosto e flores estampam assento

O projeto pode envolver apenas uma peça de estofado ou diversas. “Pode ser desde um puff a uma cabeceira de cama, uma cortina ou uma reposteira”, diz a empresária. No caso de múltiplos elementos, a Bossa a Bessa faz várias versões para uma única estampa. Como resultado, você consegue decorar um ambiente inteiro com uma mesma ilustração e fazer com que cada item inserido nele tenha um visual desconstruído. “Eu faço a cortina lisa e coloco os reposteiros do lado com uma parte da estampa. Aí eu posso pegar outro detalhe do desenho e faço a cabeceira de cama. Assim, não teremos a mesma estampa necessariamente, ela vai ganhando composições”, exemplifica.

Cláudia Alexandre e Nathalia Ponte criaram estamparia sob medida para designer Ana Claudia Canamary. Foto: Arquivo

Após a aprovação do desenho, ocorre a impressão, em tecido linho. “Escolhemos esse tecido nobre e versátil porque ele atende a qualquer estilo de decoração. Posso usá-lo no rústico, no clássico, no contemporâneo, no moderno”, explica Cláudia.

Em seguida, é realizado o estofamento. O resultado final são peças inéditas e selecionadas, ricas em elegância e personalidade, com design inusitado.

Fotos: Alex Campêlo