Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Fernanda Sena retorna a Fortaleza e aposta na carreira de life coach

11 maio 2021 | Lifestyle

Por Redação

Fernanda Sena desembarcou na capital do Ceará no início desta semana (Foto: Reprodução/Instagram)

A baiana com alma cearense Fernanda Santos Sena, 28, acaba de retornar a Fortaleza após um longa temporada de sete anos em São Paulo. Na bagagem, a influenciadora digital e espiritual traz experiências inesquecíveis e a decisão de investir cada vez mais na carreira de life coach na área de inteligência emocional. Em entrevista ao Site MT, ela compartilhou detalhes do esse retorno a terra do sol e os próximos passos na carreira.

LEIA MAIS >> Príncipe Harry e Oprah lançam este mês série sobre saúde mental

Dia das Mães: cearenses compartilham homenagens nas redes sociais

Natural de Salvador, a filha da decoradora Gil Santos veio morar em Fortaleza aos 16 anos acompanhada da família. De lá pra cá, Fernanda já embarcou em várias viagens pelo Brasil e pelo mundo. Inclusive, antes de se mudar para São Paulo, ela chegou a morar em Londres. “Assim que voltei decidir ir para São Paulo. Na época, fui em busca de alçar novos voos na área profissional, como influenciadora digital de moda. E também experimentar os desafios de morar sozinha em uma cidade maior”.

Fernanda Sena é filha da decoradora baiana Gil Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

A influencer afirma que se adaptou bem ao Sudeste. Apesar de morar sozinha, ela sempre recebia visitas das amigas. “Acho que nunca me sinto sozinha também por sentir muito forte a presença de Deus comigo, principalmente na minha casa. Acho super prazeroso apreciarmos a nossa própria companhia, chamo isso de solitude, que é diferente de solidão”, explica.

Ainda sobre a experiência em solo paulista, Fê – como é conhecida pelos amigos – fala sobre as principais alegrias e desafios do período. “O maior desafio sem dúvida foi a falta do acolhimento, tanto da família de forma presencial, quanto do calor humano do nosso povo nordestino. Mas acredito que isso me fez amadurecer muito, pois a maior bagagem que trago de lá é a minha transformação pessoal e profissional. Já as alegrias foram muitas! Saber que cada conquista era com o meu próprio esforço, me fortalecia para ficar e querer ir mais longe. Sem dúvida, o mais importante pra mim foram os vínculos que construí. Fiz uma família longe de casa, que vou levar no coração eternamente”.

Fernanda morou sozinha em São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)

“Percebo que muita gente acredita que o Sudeste é muito mais desenvolvido que o Nordeste, e, de fato, lá as oportunidades são diversas. São Paulo é uma cidade multicultural por reunir pessoas do Brasil inteiro, mas em termos de desenvolvimento nunca achei que ficamos para trás em Fortaleza”, acrescenta.

Renovação de ciclos

De acordo com Fernanda, a ideia de voltar a morar em Fortaleza surgiu ainda em 2020 e marca uma nova fase da sua vida. “Nunca fui para São Paulo pensando em ficar para sempre por lá, mas não planejava como e quando encerraria esse ciclo. Na verdade fui focada no meu momento presente, seguindo o coração e sabendo que as próximas etapas, a partir dessa decisão, dependiam da maneira que tudo iria acontecer”.

“Eu tenho um amor pelo Ceará e tinha uma vontade de voltar há bastante tempo, mas nunca sentia que era a hora certa. Quando eu vim visitar minha família, em outubro do ano passado, após muitos meses longe por conta da pandemia, planejei ficar uma semana e acabei ficando mais de um mês. Isso sempre acontecia quando eu vinha para cá, mas dessa vez pensei: é, acho que eu deveria voltar”.

Depois desse estalo, Fê recebeu apoio da família e dos amigos para o retorno. Ela também trabalhou o assunto na terapia e bateu o martelo final em janeiro.

A influencer e life coach compartilha a rotina nas redes sociais, incluindo o seu apreço pela espiritualidade e uma vida saudável (Foto: Reprodução/Instagram)

A influencer também frisa que a decisão da mudança aconteceu em sete anos, número de renovação de ciclos para algumas crenças, e aos 28 anos, idade em que as pessoas vivem uma revolução na vida, segundo a astrologia.

Trajetória profissional

O ano de 2021 representa uma virada de chave para Fernanda Sena também no quesito profissional, que já envolveu várias áreas de atuação. Fê cursou Publicidade e aos 18 anos começou a escrever um blog de moda com dicas de decoração. “Sempre gostei de escrever, tanto que quando estudei nos Estados Unidos, criei um blog para compartilhar a minha experiência por lá”.

E foi por meio da comunicação que Fernanda foi dando os primeiros passos como influencer. “Comecei o blog por hobby e acreditava que ele só seria acessado pelas pessoas que me conheciam mas, quando olho para trás, lembro que desde a época da escola já me perguntavam onde eu comprava meu tênis, material escolar… Talvez eu tenha sido uma formadora de opinião desde novinha, não é? Com o boom do Instagram, fui conquistando seguidores rapidamente e de pessoas por todo o Brasil”, reflete.

Fernanda Sena já teve um blog de moda. No registro, ela passeia por Londres (Foto: Reprodução/Instagram)

Sobre a carreira como life coach, Fernanda comenta que tudo partiu de uma transformação pessoal. “Em 2016, eu tive um período de depressão, que é uma doença que pode também ter causa genética ou biológica, mas no meu caso considero que tenha sido um ‘chamado para despertar’. Comecei perdendo a motivação com a minha carreira, depois até com a alegria de viver que sempre tive. Mas lembro que, desde o começo, eu não tinha medo de não me curar e sabia que tudo aquilo estava acontecendo por uma razão. Pedia para que, na hora certa, Deus me mostrasse qual era o propósito de tudo”.

Além da fé, outro fator que ajudou Fernanda a passar por esse momento difícil foi o autoconhecimento. “Comecei a olhar para dentro, entender as minhas questões, trabalhar os meus traumas e fortalecer a minha fé. Considero que a cura espiritual gerou a cura patológica e com isso começou todo o meu interesse nessa área. Estudava muito para entender o que estava acontecendo comigo e quanto mais eu melhorava, mais eu me interessava pelas coisas que estavam me ajudando”, lembra.

Foi assim que ela começou a fazer cursos na área de desenvolvimento pessoal, além de imersões e retiros de diversos temas. Com isso, percebeu que poderia ajudar outras pessoas por meio de sua história e aprendizados.

Em 2018, Fê concluiu a primeira formação em coaching e, na época, considerou a experiência mais como um curso para entender melhor sobre esse universo. “Não planejava atender pessoas, mas ao compartilhar sobre isso nas minhas redes sociais acabei tendo uma lista de espera de pessoas para atendimentos antes mesmo de me formar. Foi tudo muito natural. Encontrei o meu propósito e com isso tudo fluiu“, afirma.

Além das formações, Fernanda Sena ajuda pessoas a partir das próprias experiências de vida (Foto: Reprodução/Instagram)

Hoje, Fernanda trabalha como coach de inteligência emocional e ajuda pessoas em diversos aspectos da vida. “Atuo na área de inteligência emocional e tenho várias formações, mas considero que o que mais me ajuda na prática são as experiências vividas e o aprendizado que ganho no dia a dia. Uso muitas técnicas de autoconhecimento, primeiro para que a pessoa saiba onde quer chegar. Através desse processo de auto investigação, conseguimos compreender melhor quais as crenças que estão nos bloqueando para alcançarmos as metas e obtermos a vida que desejamos”, explica.

Fernanda concilia a carreira de life coach com a de influenciadora digital, acumulando mais de 480 mil seguidores no Instagram. “Posso dizer que tenho duas profissões, que de alguma forma estão interligadas. Trabalho com um número menor de marcas, primeiro porque tenho um filtro maior em relação à essas parcerias, analiso o propósito da empresa, e também para conseguir conciliar as duas carreiras”.

“Dentro do coaching, faço consultoria individual online e antes da pandemia também realizava em grupos, maiores e menores. Já fiz eventos em Miami, São Paulo, Fortaleza e Salvador. Tenho o projeto de desenvolver um curso online em 2022 e também começar a dar palestras, assim consigo ajudar um maior número de pessoas e impactar mais vidas”, planeja.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE