Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Fotógrafa cearense se destaca com ensaios de família na Austrália

14 maio 2021 | Lifestyle

Por Jacqueline Nóbrega

A fotógrafa Pri Barbosa se destaca pelos ensaios de família e com fotos que mostram momentos do cotidiano (Foto: Arquivo pessoal)

A cearense Pri Barbosa, de 37 anos, ganhou mais visibilidade como fotógrafa quando morou em Orlando, nos Estados Unidos, e teve a oportunidade de fotografar a família de famosos nos parques da Disney, a exemplo de Marcos Mion e Wanessa Camargo. A paixão pela fotografia, no entanto, surgiu muito antes na sua vida, quando ainda fazia faculdade de publicidade em Fortaleza.

LEIA MAIS >> Fotógrafo registra Padre Cícero ao redor do mundo para homenagear a avó

Duda Riedel lança versão física do livro ‘Tu Tem Força, Menina!’

“Minha mãe sempre gostou muito de fotografar eu e meus irmãos desde pequenos. Eu tenho muitos álbuns de todos os meus aniversários e momentos que graças a essas fotos eu posso relembrar e saber de várias histórias. Mas eu me apaixonei mesmo pela profissão quando eu morava em Fortaleza e fiz uma cadeira de revelação no quarto escuro de fotografia. Lembro que quando vi a imagem revelando no papel pela primeira vez achei incrível. Sabia que era algo que poderia fazer para o resto da vida”, contou em entrevista ao Site MT. No entanto, ela só conseguiu comprar a primeira câmera profissional anos depois, quando se mudou para os Estados Unidos. “A fotografia digital ainda estava iniciando e as câmeras eram super caras”.

Em solo americano, Pri consolidou a carreira. Além da visibilidade, ela conta que conheceu pessoas que jamais imaginou por meio do trabalho. “Amei todo mundo que eu conheci, mas tenho um carinho especial pela família do Marcos Mion. Fotografei eles muitas vezes! E acaba que você tem mais oportunidade de conhecer e conversar. Também adorei fotografar a família da Wanessa Camargo, eles são uns amores. Fotografar na Disney é maravilhoso porque nós fotografamos e nos divertimos ao mesmo tempo”.

Com a carreira deslanchando, Pri se mudoy mudar para Sidney, na Austrália, acompanhada do marido e do cachorro do casal, Hulk. Começar do zero foi desafiador, mas a cearense deu a volta por cima e hoje está estabelecida no novo lar. Para começar, ela conta que teve que entender como o mercado local funcionava e encontrar seu novo público alvo.

A cearense fotografou famosos como Marcos Mion e sua família na Disney de Orlando (Foto: Pri Barbosa)

“Por outro lado, foi uma forma muito legal de me posicionar no mercado fotografando realmente o que eu gosto. Focar nisso, sabe? Uma ótima oportunidade para recomeçar mostrando realmente meu estilo fotográfico. Não importa a profissão, mas eu realmente acredito que quando nós fazemos o que gostamos, com amor e dedicação não te como não dar certo”.

Maternidade

Pri sempre gostou de fotografar pessoas e com o nascimento do primeiro filho, Theo, em 2020, eternizar a conexão das famílias em fotografias se tornou o grande diferencial da fotógrafa. “Muita coisa mudou depois da maternidade! Acho que me dei conta de como o tempo voa mesmo. Aqueles pequenos momentos, tão simples, são, na real, tão especiais, né? Certas coisas acontecem e nós queremos lembrar delas para sempre”.

[Nos ensaios] Eu literalmente me coloco no lugar das mães, pergunto-lhes o que está acontecendo naquele momento da vida que elas querem lembrar para sempre… Toda família tem uma atividade favorita que gosta de fazer quando estão juntos, seja um piquenique, surfar ou até mesmo assistir a um filme juntos na cama… A ideia das sessões é simplesmente guardar esses momentos para sempre, sem poses, mas com muita verdade”.

Realidade na Austrália

Não só o fuso horário de 13 horas separa a Austrália do Brasil. Quando o assunto é a pandemia, por lá, felizmente eles já estão levando praticamente vida normal. Por isso, a cearense já retornou com os ensaios. Ela conta que no início na crise de saúde a Austrália adotou quarentena severa, o que fez toda a diferença para a situação está melhor. “A fronteira internacional ainda continua fechada, mas estamos vivendo normalmente. Não precisamos usar máscaras e quase tudo está normal. Todas as pessoas que trabalham com o público pessoalmente já estão trabalhando normalmente. Me sinto feliz de estar num local seguro onde podemos nos abraçar e fazer as coisas como antes e esse momento tem sido muito bom”.

“A ideia das sessões é simplesmente guardar esses momentos para sempre, sem poses, mas com muita verdade”, contou Pri sobre as fotos que registra (Foto: Pri Barbosa)

No entanto, como tudo na vida tem seu preço, estar longe da família, que mora em Fortaleza, é difícil. Mesmo com tudo fluindo na vida pessoal e profissional, Pri sonha com o momento em que o filho poderá conhecer os entes queridos que moram em solo cearense. “Assim que as fronteiras abrirem e tudo estiver sob controle eu embarcarei para Fortaleza. Já tenho até roupa para esse dia”, brinca. “E com certeza terei alguns dias destinados para sessões no meu Ceará e nessas paisagens incríveis”.

A cearense começou a carreira de fotógrafa profissional em Orlando e depois se mudou para Sidney (Foto: Pri Barbosa)

Com referências que vão desde Sebastião Salgado a Fernanda Petelinkar, e um perfil no Instagram inspirador (@pribarbosaphoto), Pri dá uma dica para quem sonha em trabalhar com fotografia e não sabe por onde começar: fotografe.  “Fotografe de tudo um pouco, siga seu coração nas coisas que você mais gosta e se aprimore nisso! A gente aprende muito a se encontrar fotografando e colocando a mão na massa”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE