logo

Gil Santos ensina receita de peixe assado tradicional da Taíba

Por Jacqueline Nóbrega
Gil Santos ensina receita de peixe assado tradicional da Taíba
Apesar de já ter viajado o mundo, Gil Santos diz não que existe peixe melhor que o feito na praia da Taíba (Foto: Arquivo)

Uma das paixões da designer de eventos e flores Gil Santos é curtir dias de lazer em família na Taíba, vilarejo praiano na Região Metropolitana de Fortaleza onde ela tem uma casa de veraneio. A primeira coisa que ela faz ao chegar ao local é se deliciar com uma receita tradicional do litoral cearense: peixe assado na praia. “É uma tradição de anos dos pescadores”, contou ela ao Site MT sobre o prato.

Apenas três tipos de peixe podem ser usados na receita: guarajuba, serra ou bonito. O tempero usado pelos pescadores é somente sal grosso e limão, e o ritual deixa a preparação ainda mais especial. “O peixe é colocado em um espeto de madeira e o fogo para assá-lo é todo feito com quenga de coco. O processo dura em torno de 20 a 30 minutos”, descreve a designer.

LEIA MAIS >> Festival Costume Gourmet: primeiro dia do evento enalteceu as cozinhas brasileira, italiana e francesa

Festival Costume Gourmet: segundo dia tem doces, cozinha oriental e solidariedade

Gil, que é baiana e mora em Fortaleza há 13 anos, releva que sempre que está na Taíba pede para o caseiro da casa dela, o pescador Francisco, preparar a receita. “O avô dele preparava o peixe, depois passou para o pai e agora ele. E o filho dele também vai fazer. E esse é o meu ritual assim que eu chego a Taíba. Todos os amigos que eu trago de fora recepciono com essa receita e eles ficam encantados“.

Peixe assado na praia é uma tradição dos pescadores da Taíba (Foto: Arquivo pessoal)

Mesmo tendo viajado boa parte do mundo e degustado os sabores de diversas culturas,, Gil Santos diz que não existe receita igual. “Não tem peixe melhor que esse assado de peixe da praia da Taíba“, conclui.

Veja também