logo
PUBLIEDITORIAL

Festival Costume Gourmet: primeiro dia do evento enalteceu as cozinhas brasileira, italiana e francesa

Por Redação
Festival Costume Gourmet: primeiro dia do evento enalteceu as cozinhas brasileira, italiana e francesa
A sommelière Jardenia Siqueira deu uma aula de harmonização em conversa com a influenciadora digital Zelly Ramos (Foto: Bruno Moura)

Começou neste sábado (11) a segunda edição do Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz. Com uma programação 100% online, a série de lives do primeiro dia de evento foi transmitida pelo Youtube e enalteceu as cozinhas brasileira, italiana e francesa.

A maratona começou com o chef Edil Costa, que dividiu a live com o sommelier Marco Ferrari e a influenciadora digital Karime Loureiro. Misturando o sabor nordestino com o italiano, o chef preparou uma bruschetta de cogumelo e um risoto de moqueca com camarão e sirigado.

LEIA MAIS >> Festival Costume Gourmet tem edição digital com maratona de lives; veja programação completa

‘O mundo digital chegou e corremos para nos adaptar’, diz Severino Ramalho Neto em live

Em seguida foi a vez da chef Van Régia, que trouxe a receita de uma comida afetiva com gostinho das praias e do sertão do Ceará e ensinou a fazer um “Terra e Mar do Ceará”. Van dividiu a participação com o também chef João Lima.

Chef Van Régia (Foto: Bruno Moura)

Depois de duas receitas com muito sabor, a sobremesa ficou por conta do chef Felipe Cicconato que ensinou um cheesecake de iogurte grego com calda de frutas vermelhas e manjericão. A live patrocinada pela Nestlé teve a participação do chef executivo do Mercadinhos São Luiz, Phelipe Carvalho.

Chef João Carlstron (Foto: Bruno Moura)

Pausa para o café

Depois da sobremesa, o cafezinho é quase obrigatório, e para falar sobre ele, o especialista de café do Grupo 3corações, chef João Carlstron, participou de duas lives: na primeira, mostrou como preparar corretamente o café e ainda ensinou a fazer duas receitas na companhia do RP e influenciador, Victor Costa: Expresso Bombom e Orange Coffee. Em seguida, conversou com o advogado e influenciador Pedro Pucci, enquanto preparou bebidas com café: Latte Gelado, Mochaccino e Iced Latte Coffee.

Giovana Bezerra (Foto: Bruno Moura)

No último intervalo, a cantora Giovana Bezerra brilhou com seu pocket show. E, fechando o primeiro dia, a sommelière Jardenia Siqueira deu uma aula de harmonização em conversa com a arquiteta e influenciadora Zelly Ramos. Jardenia deu dicas para harmonizar de forma correta, destacando a “brincabilidade com o universo dos vinhos”.

Durante toda a programação esteve disponível na tela do evento o QR Code para doações para duas instituições beneficentes do Ceará: o Instituto Povo do Mar (IPOM) e a Casa Vida, vinculada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Receitas

Ficou com curiosidade? O Site MT dá o gostinho de algumas receitas ensinadas do Festival Costume Gourmet neste sábado (11):

Risoto de moqueca com camarões e sirigado

Chef Edil Costa (Foto: Bruno Moura)

Ingredientes

  • 500g de sirigado
  • 500g de camarões grandes
  • Manteiga
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 2 cebolas roxas
  • 1 coentro
  • 2 pimentas dedo de moça
  • 50 ml de azeite de dendê
  • 250 ml de leite de coco
  • 2 dentes de alho
  • 500g de arroz arbóreo

Modo de preparo

Para a base da moqueca

Numa frigideira colocar um fio de azeite de dendê. Refogar as cebolas e pimentões tudo cortado em brunoise (pedaços pequenos e regulares) por cinco minutos. Juntar o leite de coco, deixar reduzir e reservar. Acrescentar coentro a gosto.

Para o Risoto

Refogar uma cebola no azeite ou manteiga. Juntar o arroz e refogar junto. Adicionar um taça de vinho branco. Ir colocando o caldo de legumes até chegar ao ponto que leva aproximadamente 20 minutos.

Para os Camarões e o Sirigado

Temperar com sal e pimenta. Grelhar os camarões por três minutos na manteiga. Grelhar a posta de sirigado por sete minutos na manteiga e reservar.

Montando o risoto

Junte a base da moqueca com o arroz. Adicione uma colher grande de manteiga. Coloque os camarões grelhados. Sirva com a posta de sirigado

Cheesecake de iogurte grego com calda de frutas vermelhas e manjericão

Chef Felipe Cicconato (Foto: Bruno Moura)

Massa

  • 1 pacote de biscoito tostines maisena triturado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo: Em um recipiente, misture o biscoito com a manteiga e duas colheres (sopa) de água, até formar uma massa quebradiça. Forre o fundo de uma forma de aro removível (20 cm de diâmetro) e reserve.

Creme

  • 2 ovos
  • 4 potes de iogurte grego tradicional 400g (100g cada)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo: Em um liquidificador bata todos os ingredientes até que fique homogêneo. Despeje o creme sobre a massa reservada e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos. Leve à geladeira para esfriar por cerca de 3 horas.

Calda de frutas vermelhas com manjericão

  • 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de folhas de manjericão
Cheesecake de iogurte grego com calda de frutas vermelhas (Foto: Bruno Moura)

Modo de preparo: em uma panela, coloque as frutas vermelhas, o açúcar, o suco de limão e meia xícara de água. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até formar uma calda, ainda com pedaços de frutas. Desligue o fogo e misture as folhas de manjericão. Espere esfriar e sirva sobre a cheesecake.

Mais programação

Gostou? Para aprender mais receitas acompanhe o segundo dia do Festival neste domingo (12). Serão mais sete lives gastronômicas, com os chefs: Lia Quinderé, Élcio Nagano, Onildo Rocha, Anna Paula Rezende, Hugo Righi e Felipe Viana, a partir das 10h, no canal do Youtube do Mercadinhos São Luiz.

Veja também