22 maio 2025 | Lifestyle
Quando o assunto é atividade física, não se fala em outra coisa: Hot Yoga. Modalidade queridinha de personalidades conhecidas, como Grazi Massafera, Marcela Ceribelli e Isabele Temóteo, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos em Fortaleza, especialmente na unidade Meireles do Vidya Studio, inaugurado em dezembro do ano passado. Com exclusividade à Plaforma MT, a instrutora Flora Paiva conta os detalhes da modalidade perfeita para quem quer se desafiar.
LEIA MAIS >> Race Bootcamp e Vidya: os detalhes da experiência sensorial que vem ganhando cada vez mais adeptos na capital
Exercício físico na terceira idade: especialista aponta benefícios à saúde
Se engana quem pensa que o Yoga, por si só, é fácil. A prática, que requer considerável consciência corporal, apresenta diferentes níveis de dificuldade a depender da vertente que segue. No caso do Hot Yoga, que acompanha a linha Vinyasa – na qual as posturas se integram de forma harmoniosa à respiração –, o maior desafio é o calor.
As aulas duram 55 minutos e seguem uma sequência estruturada de movimentos, sendo feitas em uma sala aquecida, cuja temperatura pode chegar a 40°C. Flora explica que o calor potencializa os efeitos do Yoga.
“O calor da sala aquecida permite um maior relaxamento muscular, o que favorece a flexibilidade. Além disso, a prática promove melhorias na saúde cardiovascular e favorece a desintoxicação do corpo por meio da ativação do sistema linfático e do aumento da transpiração. Como bônus, também há um gasto calórico maior”.
E os benefícios não param por aí. Para a instrutora, o Hot Yoga proporciona elevado bem-estar mental, já que a prática é feita em um ambiente calmo e silencioso – a atmosfera ideal para um momento de relaxamento e conexão interior.
Flora destaca que a mente é uma grande aliada do Yoga, sendo, normalmente, o primeiro obstáculo de quem nunca teve contato com a modalidade. “Superar essa barreira inicial é o que permite aproveitar plenamente a prática, que pode ser muito prazerosa e revigorante”, afirma.
E existe alguma contraindicação para a prática? A instrutora explica que sim. “Não recomendamos o Hot Yoga para pessoas com glaucoma e grávidas em todos os períodos da gestação, além de pessoas com pressão alta, queimaduras recentes de segundo grau ou mais graves e cirurgias recentes, sem autorização médica”.
Se você não se enquadra em nenhum dos casos acima, é só levar uma garrafinha com água, uma toalhinha e ir de coração aberto – e pronta para se apaixonar pelo Hot Yoga.