logo

Larissa Proença compartilha ‘achados’ do Centro de Fortaleza

Por Redação
Larissa Proença compartilha ‘achados’ do Centro de Fortaleza
A loja do Seu Tancredo, especializada em artesanato de palha, é um dos locais que Larissa costuma visita no Centro de Fortaleza. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Região que concentra diversas identidades, culturas, experiências e um comércio bastante variado, o Centro de Fortaleza é também famoso pelos “achadinhos”, aquelas lojas com promoções ou itens diferentes para o look, decór da casa ou mesmo para testar um novo sabor. Apaixonada pelo Centro da cidade, a arquiteta Larissa Proença desenvolveu um roteiro próprio na região, onde ela encontra itens para o trabalho e adiciona um pouco de poesia e música na rotina.

LEIA MAIS >> Thiago Maciel indica roteiro pela ilha de Boipeba, na Bahia

Roberto Cláudio entrega Rua dos Tabajaras e Estoril após requalificação

“Tem a loja do Seu Tancredo, que trabalha divinamente com tapeçaria de palha e bolsas. Uso muito, inclusive nos meus projetos de arquitetura, ele tem uma variedade de artesanato em palha, com leques e várias tramas diferentes”, indica.

Foi na mesma loja que a influenciadora Nicole Pinheiro encontrou bolsas de palha para montar cestas de presente, recheadas com frutas da casa de veraneio na Lagoa do Uruaú; e também onde a publisher do Site MT, Márcia Travessoni, comprou as luminárias rústicas e tapetes de palha para o refúgio que ela está montando na praia de Moitas, em Amontada.

TQN Artesanatos (Tancredo Queiroz) – Rua Dr. João Moreira, 86/87 – Centro. Tel. (85) 9 8849 5860.

A música tem papel de destaque no roteiro de Larissa pelo Centro, e um dos pontos que ela costuma visitar é a loja Disco Mania, na Galeria Pedro Jorge, que concentra um risco acervo de vinis. “Mas o meu xodó, e que pelo menos uma vez na semana estou lá, é a loja do Seu Bastos, que se chama Discos Raros. Ela de fato faz parte do meu roteiro e sempre que saio do Centro, passo lá”, garante a arquiteta.

Situada já fora da região, a loja, segundo Larissa, tem uma “seleção incrível para quem ama vivil” e já virou ponto de encontro de amigos. “Ele tem um zelo pelas capas e vinis, recupera os plásticos dos discos e permite que a gente escute as músicas”, acrescenta ela, que costuma apresentar o lugar a vários amigos.

Disco Mania – Rua Senador Pompeu, 834 / Galeria Pedro Jorge, loja 37 – Centro.

Discos Raros – Rua Gonçalves Ledo, 23 – Praia de Iracema.
Tel. (85) 9 8941 3121

Sentir a cidade

Além dessas raridades e achados, Larissa valoriza os encontros afetivos, com a cidade e com as pessoas, sempre que visita o Centro. “Eu amo ir na Praça dos Correios e comer o famoso abacaxi no palito, é uma tradição do Centro. Traz um frescor, uma coisa meio tropical, e sempre chega alguém para conversar”, aponta.

A famosa pastelaria Leão do Sul, na Praça do Ferreira, é outro lugar que aguça o paladar e as memórias de Larissa, além da feijoada com samba e chorinho aos domingos no Passeio Público. “É um programa que eu amo por sentir a cidade, o clima. Traz uma memória histórica de Fortaleza”, define.

A arquiteta recomenda ainda uma visita ao Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural do governo do Estado e que está com uma exposição do artista Artur Bombonato em cartaz. “Eu gosto muito desse olhar meio poético, que ao mesmo é o nosso contexto urbano. Somos todos um só, uma mistura, e no nosso Centro isso é muito aflorado”, reflete Larissa.

Praça Waldemar Falcão (Praça dos Correios) – Rua Floriano Peixoto, s/n – Centro.

Pastelaria Leão do Sul – Rua Pedro Borges, 193 – Centro.

Café Passeio Bar e Restaurante – Rua Dr. João Moreira, s/n, Praça dos Mártires (Passeio Público) – Centro.

Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo 154 – Centro.    

Aos domingos, o Passeio Público tem chorinho e feijoada, programação que Larissa curte com amigos e a família. (Foto: Reprodução/ Instagram)

                                                                                                                                                         

Veja também