Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Entrevista – Ramiro Mendes fala sobre parceria com Cozy Interiors, design brasileiro e projetos no exterior

15 abr 2025 | Living

Por Julia Valentim

Em entrevista à Plataforma MT, designer de interiores aborda os desafios e realizações
dos projetos em parceira com Andreia Canali e Isabela Vaz, da Cozy Interiors
Em conversa com a Plataforma MT, Ramiro Mendes fala sobre nova fase e projetos nos Estados Unidos (Foto: Noah Fontenele)

No comando do estúdio que leva seu nome, Ramiro Mendes é designer de interiores com vasta atuação no mercado nacional – e agora internacional. Tendo passado por sete edições da CASACOR Ceará, o designer agora alça novos voos, firmando parceria com Andrea Canali e Isabela Vaz, à frente do Cozy Interiors, escritório de interiores com atuação nos Estados Unidos. Em direção ao décimo projeto juntos, Mendes fala mais sobre a colaboração, a mistura entre os estilos brasileiro e norte-americano e os próximos passos do estúdio – dentro e fora do Brasil.

LEIA MAIS >> Por dentro do quarto de Mia, filha recém-nascida da arquiteta Lara Linhares

Entrevista – David Lee fala sobre criação, planos futuros e seu primeiro vestido de noiva 

Plataforma MT (PMT): Você poderia falar um pouco sobre o trabalho com o escritório de arquitetura nos Estados Unidos? Como começou a parceria? Qual foi o primeiro projeto realizado?

Ramiro Mendes (RM): A parceria com o Cozy Interiors, liderado pela Andreia Canali e Isabela Vaz, surgiu de uma afinidade profissional e de uma visão compartilhada sobre design. Já nos conhecíamos há algum tempo e sempre tivemos grande admiração pelo trabalho um do outro. Naturalmente, essa conexão evoluiu para uma colaboração mais estruturada. Nosso primeiro projeto juntos foi um espaço residencial na Flórida, onde desenvolvemos um conceito sofisticado e funcional pensado para o estilo de vida americano, mas com a assinatura e a riqueza de detalhes do design brasileiro. Me concentro no desenvolvimento técnico e visual do projeto, enquanto Andreia e Isa, além de contribuírem na concepção, lideram a execução e acompanham cada etapa diretamente no local. 

PMT: Você disse que estão indo para o décimo projeto juntos. Como tem sido trabalhar com um escritório de fora? Quais são os desafios? Como é acompanhar, de longe, os projetos sendo desenvolvidos?

RM: Chegar ao nosso décimo projeto juntos é uma grande conquista e um reflexo da sintonia que desenvolvemos ao longo desse tempo. Trabalhar com um escritório de fora tem sido uma experiência enriquecedora, pois permitiu expandir minha atuação internacionalmente e atender a um público diversificado, que valoriza a identidade do design brasileiro. Os desafios existem, claro, especialmente no que diz respeito à distância e ao alinhamento na execução. Como sou responsável pelo desenvolvimento dos projetos, é essencial que a comunicação com a Cozy seja precisa, garantindo que cada detalhe do projeto seja fiel à proposta original. Além disso, faço visitas estratégicas para acompanhar a finalização. No fim das contas, esse modelo de trabalho reforça a importância de um projeto bem estruturado, que antecipe desafios e minimize imprevistos. 

PMT: Qual o último projeto feito em parceria? Você poderia nos contar detalhes sobre?

RM: Nosso projeto mais recente foi uma residência na Flórida, onde buscamos unir a sofisticação do design brasileiro com a funcionalidade e o lifestyle americano. O cliente desejava um ambiente contemporâneo, mas que transmitisse acolhimento e sofisticação, então trabalhamos com uma paleta de cores neutras, texturas naturais e mobiliário de alto padrão, equilibrando elegância e conforto. O desafio principal desse projeto foi garantir que todos os detalhes concebidos na fase de planejamento fossem perfeitamente executados na obra. Criamos um projeto detalhado, o que facilitou a comunicação com a equipe local e garantiu um alto nível de precisão na entrega final. 

PMT: Quais são os projetos futuros do estúdio?

RM: Nosso estúdio está em um momento de expansão estratégica, consolidando ainda mais nossa atuação internacional. Além dos projetos residenciais de alto padrão que já desenvolvemos na Flórida, estamos fortalecendo parcerias com investidores e corretores imobiliários da região para a criação de Spec Homes – casas de luxo projetadas estrategicamente para valorização e venda no mercado imobiliário. No entanto, nossa atuação no Brasil continua sendo essencial e inegociável. Fortaleza sempre foi e sempre será a nossa casa, e seguimos com foco total nos nossos clientes locais, desenvolvendo projetos exclusivos e inovadores que refletem nossa identidade e excelência. A internacionalização do nosso trabalho não significa uma mudança de foco, mas sim uma expansão natural da nossa trajetória, levando nossa visão e expertise para novos mercados sem abrir mão das nossas raízes. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE