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A moda agora é upcycling: conheça três marcas cearenses que adotam a prática sustentável

26 jan 2020 | Moda

Por Redação

Com certeza, você já ouviu falar de reciclagem, processo que envolve a transformação de materiais que seriam descartados em novos produtos. No entanto, pouca gente conhece o upcycling, uma prática de reciclagem diferenciada que vem ganhando cada vez mais espaço no universo da moda e da decoração.

A designer, ativista e pesquisadora de moda sustentável Beatriz Guedes explica melhor a definição do termo: “Upcycling é nada mais do que transformar um produto de baixo valor em um produto de alto valor que seja desejável. Um exemplo é você pegar todos os retalhos que sobrarem na sua fábrica e transformá-los em uma peça de desejo incrível”.

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Materiais de descarte como restos de pneus viram joias, retalhos de roupas se transformam em sapatos e bolsas… e por aí vai. Com o upcycling, o que iria para o lixo vira luxo. Pensando nisso, o Site MT fez uma seleção de iniciativas cearenses que adotam a prática e assim cuidam melhor do meio ambiente. Conheça:

Cesta Pipa

A cesta pipa é uma criação do arquiteto cearense Valter Costa Lima, head da Tetu Arquitetura. A pequena cestinha, feita a partir de sobras de tecidos da indústria de cortinas, foi desenvolvida como resultado de uma parceria entre a empresa de decoração Agatek e o coletivo de designers Objeto Comum, do qual Valter faz parte.

A Agatek contribui para o projeto com a matéria prima e o arquiteto realiza o processo de costura das peças, a partir de uma técnica de dobras. Por fim, uma costureira faz o forro de cada unidade com tecido blackout.

Finalizada, a cesta pode ser usada como item decorativo para as paredes, acompanhada de plantas ou até pequenas leds. A produção das peças ocorre de maneira sazonal, por lotes. O lote atual está disponível nas cores preto, bege, listrado e palha natural.

>> Conheça mais: @tetu.design | @valtercl

Atravessei

Há 13 meses, Jéssica Meireles comanda a Atravessei. A marca de acessórios impressiona pelo design disruptivo e o acabamento sofisticado. Colares e brincos ganham formas e combinações atípicas que encantam pela versatilidade. E o melhor: boa parte das peças é feita a partir do upcycling.

“O upcycling está no DNA da marca desde o início. Tudo era de resíduo de couro prensado, tingido e polido com produtos à base de água e cera. Depois introduzimos pneus polidos. A nossa ideia é investigar algo novo, para manter em mente que nem todo lixo é lixo, e tem possibilidade e vida útil para ser mais coisa”, detalha melhor Jéssica.

Por exigir um trabalho mais longo, envolvendo pesquisas e arrecadação de materiais, as peças com upcycling fazem parte de apenas uma linha da marca. “Hoje, um caminho leva a colares resinados bem espontâneos, o outro já atravessa uma pegada criativa e eco-friendly. Porque vimos que, no caminho, precisamos dos dois. Esse equilíbrio, de atender o povo mas também lembrar que tudo tem começo, meio e fim, e o upcycling dá essa nova chance ao que era fim vir à vida outra vez”.

>> Conheça mais: @atravessei

Ziguezá

A Ziguezá é um marca infantil sem gênero para crianças de 1 a 5 anos, idealizada pela publicitária Carol Farias e a jornalista Larissa Viegas. Umas das contribuições sustentáveis da marca é a produção zero de resíduos. O que sobra da confecção das roupas é reaproveitado e dá origem a novas peças, como babadores, faixas de cabelo, entre outros acessórios. O que não pode ser aproveitado é doado para instituições sociais.

Pensando na vida útil de suas peças e em como as crianças crescem rápido, a Ziguezá criou também o projeto Zigue-Volta. Por meio da iniciativa, os pais podem devolver à loja as roupas que não cabem mais nos filhos e em troca ganham desconto em outro produto. Já a roupinha ganha um novo destino, podendo ser doada a ONGs ou transformada em outra peça ou acessório, dependendo do estado de conservação.

>> Conheça mais: @zigueza | http://zigueza.iluria.com/ | (85) 986968706

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