13 nov 2024 | Moda
Reconhecida como uma importante voz da moda nordestina no Brasil, a alagoana Ana Brígida marcou presença em Fortaleza durante dois eventos que celebraram a cultura e o empreendedorismo do setor na região. Idealizadora do movimento “Made in Nordeste” e responsável pela curadoria da Casa de Brígida, em São Paulo, Ana compartilhou sua trajetória e reflexões sobre a valorização da identidade local no mercado fashion nacional.
LEIA MAIS >> Alinhavando Moda 5: evento aborda inovação, sustentabilidade e inclusão na moda cearense
Studio Gabriela Fiuza recebe comitiva da Abest com clientes internacionais
Nascida em Maceió e filha de mãe solteira, Ana sempre teve olhar aguçado para a moda, influenciada por sua avó costureira. Apesar das dificuldades, ela se formou em Gestão Pública e se especializou em Gestão de Moda, acumulando 23 anos de experiência no mercado varejista.
Há 10 anos em São Paulo, Ana é a fundadora da Casa de Brígida, que promove experiências sensoriais e valoriza a cultura nordestina, destacando novos talentos por meio do projeto “Made in Nordeste“. Ela acredita que os profissionais da região têm o poder de conquistar o mundo e se dedica a apoiar criativos em sua jornada.
Na sexta-feira (8), Ana conduziu uma masterclass especial na Universidade de Fortaleza (Unifor) com o tema “Cultura, propósito, afeto, arte e moda: o estudo de caso da Casa de Brígida“. Durante a palestra, ela compartilhou os desafios e inspirações por trás da criação de seu espaço sensorial em São Paulo. Segundo ela, a Casa surgiu em meio à pandemia e ao caos da tragédia ambiental que causou o afundamento de bairros em Maceió.
“Ela nasceu para ser um refúgio, um abraço na impossibilidade”, explicou. Ana destacou que o projeto ganhou ainda mais significado ao se tornar um espaço de reconexão para os nordestinos que vivem na capital paulista. “O nordestino sofre com a xenofobia e o olhar de desdém em São Paulo. Na Selva de Pedra, o Nordeste tem seu lugar de afago“.
Já no sábado (9), a consultora de estilo foi a convidada especial para o encerramento do Alinhavando Moda #5, realizado no Museu da Indústria. O evento reuniu profissionais e entusiastas para discutir temas como sustentabilidade, inovação e o fortalecimento da moda regional. Durante sua participação, Ana também apresentou o case da Casa de Brígida e destacou o impacto dos saberes ancestrais na moda regional.
“O maior luxo na moda nordestina está na sua essência criativa, nas manualidades passadas de geração em geração, no acabamento primoroso das rendas e os saberes ancestrais”,
afirma Ana Brígida.
Durante sua passagem pela capital cearense, Ana também falou sobre o papel do seu projeto “Made in Nordeste”, que acontece em paralelo à Fashion Week, atuando como uma ponte para jovens talentos e para a consolidação da moda autoral no mercado de luxo.