2 ago 2024 | Moda
A fusão entre Arezzo&Co e Grupo Soma, que resultou na criação da Azzas 2154, rendeu um jantar comemorativo na quinta-feira (1º), em São Paulo. Na ocasião, Alexandre Birman, CEO e filho do fundador da Arezzo, Anderson Birman, falou sobre a intenção de reformular o São Paulo Fashion Week (SPFW) ao estabelecer uma data fixa, assim como acontece com as semanas de moda pelo mundo.
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A mudança visa organizar melhor o calendário e trazer mais previsibilidade para os participantes. “Você pega as quatro principais semanas de moda do mundo, elas acontecem na mesma semana há décadas, as pessoas se programam para isso. Hoje, está um pouco desorganizado nesse sentido, a semana de moda [brasileira] tem que acontecer na data que faz sentido para as marcas”, pontua Alexandre.
Além disso, Birman deu indícios de que também pretende incluir o Rio de Janeiro no calendário das semanas de moda brasileira. A previsão é de que as mudanças sejam implementadas a partir de 2025. “Organizar o fashion week é uma realidade, não vai ser ainda para o segundo semestre de 2024, apesar de alguns investimentos, então vamos lançar esse novo SPFW e o prêmio Azzas”, completa.
A premiação se trata do Prêmio Azzas 2154, inspirado no renomado LVMH Prize, que visa investir em três novos talentos por ano, de forma a oferecr suporte financeiro e mentoria para jovens estilistas e marcas emergentes. “Essa cifra vai ser entre R$ 1 e 3 milhões. E não só vamos investir financeiramente, mas também com mentoria e todo apoio para essas marcas crescerem”, explica o CEO.
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Ainda que os planos estejam no papel, Birman pontuou que o foco em todas as alterações e novidades nas semanas de moda nacional é apoiar talentos emergentes que ficam “presos às dificuldades operacionais, de suprimeiro e que não conseguem dar asas à criatividade”. A fusão entre Arezzo&Co e Grupo Soma resulta na formação do maior grupo de moda da América Latina.
A Azzas 2154 reúne marcas como Farm, Hering, Reserva e Animale, além dos calçados da Arezzo. Além disso, o novo conglomerado será a primeira multinacional brasileira do seu segmento, responsável por uma Receita Bruta superior a R$ 12 bilhões e EBTIDA 1T24 LTM R$ 1,6 bilhões. São 34 marcas no portfólio e cerca de 22 mil colaboradores diretos, além de mais de duas mil lojas.