Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Balaclava: conheça a tendência polêmica que dominou as semanas de moda

22 mar 2022 | Moda

Por Redação

Sucesso na internet desde o ano passado, acessório surgiu no século XIX ganhou espaço também nas passarelas

A balaclava apareceu nos desfiles das semanas de moda (Foto: Reprodução/Instagram)

Presente nos desfiles de diversas marcas nas Semanas de Moda de Nova York e Milão, a balaclava é um acessório um tanto quanto polêmico, mas que promete bombar – pelo menos fora do Brasil. O gorro, que na versão original deixa visível apenas os olhos, foi criado para proteger os soldados do frio durante a Guerra da Crimeia, no século XIX, mas virou um item fashionista nos últimos tempos.

LEIA MAIS >> Valentino troca o vermelho clássico por deslumbrante coleção rosa pink em Paris

Veja os destaques da Semana de Moda de Milão 2022

Vista já nas semanas de moda de 2021, a balaclava vem sendo usada por pessoas de países mais frios desde esse período. Segundo dados do Pinterest, desde novembro do ano passado, a busca pelo termo cresceu 230% na rede social. Já no TikTok, é possível encontrar quase 200 mil vídeos com a hastag Balaclava.

Nas passarelas

Realizada no início de fevereiro, a New York Fashion Week trouxe o adereço em diversas propostas para a coleção de outono/inverno. As releituras vêm deixando o rosto bem mais à mostra e combinando com o restante da roupa, desde modelos mais discretos até versões com pelúcia.

Desfile de Christian Cowan na Semana de Moda de Nova York (Foto: Reprodução/Instagram)
Desfile de Altuzarra na Semana de Moda de Nova York (Foto: Reprodução/Instagram)

Em Milão, a Gucci apresentou uma coleção em collab com a Adidas, trazendo a balaclava em uma proposta mais esportiva, feita de tricô.

Desfile de Gucci na Semana de Moda de Milão (Foto: Reprodução/Instagram)
Desfile da Dolce & Gabbana na Semana de Moda de Milão (Foto: Reprodução/Instagram)

Polêmica

Queridinha entre famosos como Billie Eilish, Justin Bieber, a balaclava tem gerado polêmica nas redes sociais. Muitos ativistas do movimento negro levantaram a questão de que pessoas negras podem sofrer racismo ao sair nas ruas com o adereço. No twitter, o ex-BBB João Luiz Pedrosa comentou sobre o privilégio branco de poder usar o acessório sem ser interpretado de forma errada. “Balaclava é uma coisa que na rua só branco pode usar”, disse.

Origem

Em 1854, durante a Guerra da Crimeia, tropas britânicas e irlandesas foram enviadas para lutar contra russos em um período de temperaturas muitos baixas e, como só haviam levado o uniforme de verão desgastado, não conseguiram ter um bom desempenho nas batalhas.

Quando essa informação chegou ao Reino Unido, as mulheres dos soldados decidiram tricotar vários gorros que cobrissem todo o rosto dos soldados, para que pudessem se proteger do frio durante o conflito, na cidade portuária ucraniana de Balaclava, que deu nome ao acessório.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE