3 maio 2024 | Moda
Entre os meses de fevereiro e maio, o clima de Fortaleza é marcado pelas chuvas de verão. Ao contrário do que se espera de uma atmosfera chuvosa, geralmente associada ao frio, a época da quadra chuvosa no Ceará é marcada pelo calor e umidade. A dúvida é: como se vestir bem nesse clima quente e chuvoso – muitas vezes seguido de sol e céu aberto – sem perder a elegância?
LEIA MAIS >> Estilista Bruno Olly representa o Ceará em laboratório de moda da C&A
A volta do balonê: 5 looks de fashionistas para se inspirar
Em entrevista à Plataforma MT, o stylist Igor Saint deu dicas de como criar looks para enfrentar as chuvas com estilo.
A primeira dica é apostar em tecidos como o linho, o algodão e o cânhamo. “A estrutura de roupas com essas fibras permite uma maior abertura e passagem de ventilação pela estrutura do tecido, criando uma sensação térmica gostosa e confortável”, explica o profissional.
Neste caso, calças, camisas e kimonos de fibras naturais compõem um look chique mesmo com o tempo mais “abafado”.
Não tem combo melhor do que estilo e conforto. Portanto, brincar com peças esportivas pode ser uma boa saída para o clima quente e úmido. Igor explica que os tecidos dessas peças geralmente possuem tecnologias de melhor absorção e respirabilidade. Ou seja, secam mais rápido caso molhem e, de quebra, ainda deixam uma sensação mais fresca quando abrir o sol depois!
Pode se jogar nas leggings, biker shorts e conjuntos esportivos, que estão super em alta entre influenciadoras digitais nesta estação.
Apesar do clima quente do nosso estado, as sobreposições são grandes aliadas nesse período de chuvas, apesar do clima quente do nosso estado. Camisas, jaquetas corta-vento, blazer e jeans são algumas das possibilidades para se proteger e incrementar o visual.
“A composição do seu look, com peças mais finas e confortáveis, é o que vai ser determinante. A sobreposição vai trazer conforto e proteção, contrapondo-se a roupa que estará por baixo, que pode ser um vestido, uma legging ou até o clássico jeans e camiseta branca”, propõe o stylist.
Igor Saint é direto: evitar tênis branco!
“Muito provavelmente terá uma poça de água a cada esquina e, com certeza, seu tênis vai acabar sujo. Uma solução para isso é optar por sandálias e botas emborrachados. As plataformas também são bem-vindas, pois criam uma elevação na silhueta e diminuem o contato com a água, caso você dê de cara com uma poça na rua”, indica.
Calor e umidade nem sempre são grandes amigos dos fios, principalmente aqueles que têm tendência ao frizz. Em alta nas redes sociais, os penteados são uma ótima tendência para seguir neste período. As possibilidades são inúmeras: do cabelo meio preso ao sleek bun – coque bem apertado e finalizado com gel ou pomada. Além disso, acessórios como faixas, lenços e bonés também melhoram a sensação térmica e garantem os fios no lugar.