logo

Conheça Cândida Autoral, marca cearense que resgata a arte através do bordado

Por Yohana Capibaribe
Conheça Cândida Autoral, marca cearense que resgata a arte através do bordado
A Cândida Autoral nasceu em 2014 pelo desejo da estilista de produzir peças com significado relacionado à terra, à artesania e à ancestralidade (Foto: Divulgação)

Linho, rami e algodão ganham, pelas mãos de Cândida Lopes, forma de bordado que se transforma em arte. Com inspirações direto da memória, a estilista cearense dá significados para as roupas produzidas para a marca própria, a Cândida Autoral. “Ela [a marca] representa muito a minha identidade, eu me expresso muito no Cândida Autoral. São roupas confortáveis – o que eu busco cada vez mais – com o bordado de fibras naturais como o destaque. Eu quero realmente a artesania, que essa arte seja elevada cada vez mais. É a partir do bordado que eu invento as peças”, ressalta.

LEIA MAIS >>> Conheça Todos os Poemas, marca cearense que evidencia o bordado manual

Conheça a Joiola, marca cearense que valoriza a cultura local com pegada moderna

Cândida Lopes é bordadeira, figurinista e estilista. As principais inspirações para as criações dela são as memórias e os sentimentos (Foto: Divulgação)

A Cândida Autoral nasceu em 2014 pelo desejo da estilista de produzir peças com significado relacionado à terra, à artesania e à ancestralidade. Entre as artes, o bordado foi o escolhido para estampar as produções de Cândida.”Comecei fazendo roupas, até que em 2016 resolvi fazer o curso de bordado, porque antes ele era feito por pessoas da comunidade, e eu queria que esse bordado ficasse da forma que eu imaginava. Fiz o curso e me encantei desesperadamente”, conta.

Após a conclusão do curso, a mãe da estilista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Cândida passou cinco meses no hospital como acompanhante. “O bordado foi o que realmente me resgatou, me tirou de um momento de dor, foi o que me levantou. O encantamento foi fortalecido. E assim começaram as joias, comecei a bordar pequeno. E, no hospital, comecei a vender as joias, faço os microbordados nas joias de prata. Amo muito, muito, cada vez mais”, destaca. Em Prata de Lei, a Cândida Autoral desenvolve escapulários e pingentes com pequenos bordados.

Nova coleção de Cândida Autoral, Flora. (Foto: Divulgação)
Nova coleção de Cândida Autoral, Flora. (Foto: Divulgação)

Artesanal

Há 20 anos no mercado, Cândida Lopes entende a moda como cultura e forma de expressão, ideia que leva para a marca. Com pouca variedade nas modelagens, o destaque das peças da Cândida Autoral está na delicadeza dos bordados. “Não tenho tantas peças, trabalho com camisaria, t-shirts, vestido de malha, vestido de linho e tenho saia, calça e as joias. São poucas modelagens, porque eu realmente quero dar destaque ao bordado e nenhum bordado é igual ao outro, porque são feitos por mãos”, descreve.

As produções e os bordados da Cândida Autoral são realizados apenas por ela e por uma colega. “Eu mesma bordo e uma outra pessoa que está comigo, e que aprendeu a bordar comigo, também realiza o trabalho. Ela está fazendo um trabalho muito lindo. Somos duas apaixonadas, é uma produção realmente pequena, artesanal, feito com muito amor”, afirma.

Nova coleção de Cândida Autoral, Flora. (Foto: Divulgação)
Nova coleção de Cândida Autoral, Flora. (Foto: Divulgação)

Flora

A nova coleção da Cândida Autoral, intitulada Flora, teve o lançamento oficial na semana passada. As peças têm o propósito de se aproximar da natureza e carregam bordados com a temática de flores. Conforme a estilista, a inspiração surgiu durante o período de isolamento social mais rígido. “Fiquei muito em casa e me vi assim, nunca fui de plantar, achava lindo, mas nunca me envolvi muito. Então, nesse período, comecei a florir mais a casa, comecei a comprar flores e plantas. Estou amando! Minha casa está super verde”, revela.

Nova coleção de Cândida Autoral, Flora. (Foto: Divulgação)

“Escolhi essa temática pois as flores contêm o poder de emocionar e de tocar profundamente as pessoas. Quis trazer toda a felicidade de uma casa florida para essa coleção, e desejo que ela transmita os melhores sentimentos para quando estiver vestindo um de nossos produtos”

Veja também