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DFB 2022: primeiro dia de evento celebra a retomada presencial e criatividade local

26 maio 2022 | Moda

Por Redação

Os espaços do festival abrigam economia criativa, tecnologia, gastronomia, música, esportes e diversas outras experiências, no enorme pavilhão montado no Aterro da Praia de Iracema

Para além da programação dos desfiles, os espaços do festival abrigam economia criativa, tecnologia, gastronomia, música, esportes e diversas outras experiências. (Foto: Eri Nunes)

O primeiro dia de DFB 2022 foi um grande encontro que evidenciou muito mais que a potência da moda autoral do Nordeste: foi uma celebração à garra de todos os trabalhadores do universo fashion e de eventos da região, que seguem se reinventando e contornando dificuldades e desafios.

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Para além da programação dos desfiles, os espaços do festival abrigam economia criativa, tecnologia, gastronomia, música, esportes e diversas outras experiências, no enorme pavilhão montado no Aterro da Praia de Iracema, até este sábado (28).

Logo na entrada do pavilhão, dez blocos verticais de LED exibem a exposição (Res)Peito!, com imagens de mulheres mastectomizadas que reforçaram a própria identidade a partir dos looks, todos com peças de marcas locais selecionados pela publisher da Plataforma MT, Márcia Travessoni.

Márcia Travessoni na exposição (Res)Peito!. (Foto: Eri Nunes)

Na área interna, um stand destaca o potencial de Fortaleza como polo de criatividade e design – em 2019, a capital cearense foi eleita Cidade Criativa em design pela Unesco. Assinado pela Prefeitura de Fortaleza, o espaço estimula a interação em dois formatos: analogicamente, os visitantes podem trançar um bordado de cama de gato coletivo; digitalmente, é possível brincar com a própria sombra, projetada digitalmente em um telão. O cenário ideal para poses instagramáveis.

Entre os diversos standes distribuídos ao longo dos corredores, um dos destaques desse primeiro dia foi o da Nordestesse, projeto criado pela jornalista baiana Daniela Falcão para valorizar a moda, gastronomia, arte, design e turismo do Nordeste. No espaço, estão expostos itens de 13 marcas, entre elas, as peças em crochê de Gabriela Fiuza, as criações em linho da Açude, as peças de decoração de Igor Sabá e as joias da Carola.

“Não é só feito no Ceará, é produzido aqui com um olhar sobre a ancestralidade, o feito à mão”, descreve Daniela. Ao longo dos dias de DFB, o espaço da Nordestesse vai promover, ainda, degustação de produtos regionais, como os queijos da Paraíba previstos para esta sexta-feira (26).

Fomento à indústria fashion

Em outro ponto do DFB Festival, no espaço que reúne diversas marcas ligadas à tradicional indústria de moda do Ceará, oficineiros de Guaiúba, município da Região Metropolitana de Fortaleza, exibiam, no Blue Hub, peças em jeans desenvolvidas em parceria com estilistas que estão desfilando no DFB Festival 2022.

A iniciativa, criada pelo idealizador do evento, Cláudio Silveira, tem o objetivo de fomentar o crescimento desses negócios, que já produzem para grandes marcas no formato private label. Costureira e empreendedora há pelo menos 20 anos, Creuziane de Sousa, 40, celebrava a oportunidade de exibir as peças e negociar com grandes lojistas. “A gente sempre quis criar uma marca, só faltava o incentivo e a chance de expôr em um evento como esse”.

Quem passou por lá

Dentre os diversos encontros, destaque para o clique da publisher Márcia Travessoni com a diretora edição brasileira da revista Harper’s Bazaar, Patrícia Carta, em plena passarela; e o reencontro com a designer Silvânia de Deus, nome tradicional na moda autoral cearense.

Márcia Travessoni com a diretora da edição brasileira da Bazaar, Patrícia Carta (à dir). (Foto: Eri Nunes)

Neily e Lisie Aragão, CEO e diretora criativa da Fargo, respectivamente; e os artistas visuais Terezadequinta e Robézio Marqs, do Acidum Project, foram outras personalidades que encontraram a publisher.

Looks criativos e ousados chamaram atenção pelo DFB. Veja abaixo uma seleção da Equipe MT.

Este conteúdo tem apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor). Quem faz moda, faz Unifor.

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