O estilista Ivanildo Nunes desembarca, no próximo dia 19, em Paris. Em conversa com a equipe MT, o piauense radicado no Ceará revelou que será homenageado pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, por seu incansável trabalho em prol da valorização e divulgação do artesanato cearense.

A academia francesa é mundialmente conhecida por reverenciar personalidades que se destacam através das artes, letras e cultura. Artistas brasileiros como Martinho da Vila e Milton Nascimento já foram laureados pela instituição.

Neste ano, Ivanildo será o único brasileiro na área de design a ser prestigiado pela academia. “Fiquei super surpreso e feliz com a homenagem porque é isso que a gente tem que fazer: divulgar o nosso artesanato para o mundo”, conta Ivanildo, que tem se destacado como um dos novos talentos da moda brasileira. Com um DNA artístico e artesanal, seu trabalho faz sucesso pelo emprego criativo do artesanato, em especial da renda Richelieu. Atualmente é estilista oficial do Miss Ceará e Miss Brasil e desenvolve projetos junto a artesãos filiados a Central de Artesanato do Ceará (Ceart).

Ivanildo posa ao lado de Luana Lobo, Miss Ceará 2019, nos bastidores da competição

“Todo o meu trabalho é envolvido com as comunidades que trabalham com o artesanato no Ceará. Quando desfilei para o DFB Festival, levei a comunidade para o evento para que eles pudessem entender como funciona todo o meu processo de criação”, explica.

Desfile em Paris

O estilista, assim como os demais homenageados pela instituição parisiense, serão condecorados em solenidade, dia 19, no Four Seasons Hotel George V. Na ocasião, Ivanildo apresentará a nova coleção de sua marca, em um desfile inédito. “Vou apresentar uma coleção toda com artesanato e vamos fechar o desfile com um vestido em homenagem à Catedral de Notre Dame“, revela.

Chamada de “Catedral”, a peça criada em lembrança a uma das mais antigas catedrais francesas é feita em Richelieu, com desenhos de diversas partes da catedral, englobando as gárgulas, do teto e até das torres: uma verdadeira obra de arte. “É um desafio grande, porque é realmente um vestido de muito volume. É como se tivesse várias escamas. E cada escama retrata um desenho diferente da igreja”, detalha o estilista.

Em 2019, Ivanildo foi convidado pela Escola de Samba União da Ilha a assinar os figurinos da ala da Velha Guarda

Sobre a academia

A Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Cultures, enquanto instituição, foi criada em 1995, em Paris. A academia foi fundada pela sua presidente Diva Pavesi, brasileira naturalizada francesa que mora há 28 anos na Europa. Possui um vasto histórico de defesa, encorajamento e promoção da cultura brasileira na França e da cultura francesa no Brasil e no mundo.

>> LEIA MAIS: Entrevista | Costanza Pascolato fala sobre a vida, elegância e mente ativa aos 80

Fotos: Reprodução/Arquivo