Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ex-alunos da Unifor exploram o realismo mágico nordestino em desfile especial no DFB Revela

14 maio 2025 | Moda

Por Pedro Igor

Plataforma MT conversou com Amanda Nascimento,
uma das designers por trás da coleção “Caleidoscópio do Sertão”
Egressos da Unifor são destaque no DFB com coleção sobre sertão (Foto: Divulgação)

O DFB Festival é um dos mais importantes espaços dedicados à moda autoral no Ceará e no Brasil. Esse reconhecimento advém não só das presenças já conhecidas do festival, mas também dos novos talentos que se destacam ano após ano. Em 2025, além do Concurso dos Novos – composto por coleções de estudantes de cursos de moda de todo o país – o DFB apresenta um novo segmento de desfiles, dedicado aos ex-alunos desses cursos que agora trabalham no mercado de moda autoral: o DFB Revela Talento.

LEIA MAIS>> Do Cariri, ex-aluno da UFCA costura memórias e afetos em coleção de destaque no DFB Revela

UniAteneu leva o semiárido às passarelas como destaque no DFB Revela

A convite de Cláudio Silveira, idealizador do festival, coleções assinadas por ex-alunos do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade de Fortaleza (Unifor) desfilarão como DFB Revela. A Plataforma MT conversou com Amanda Nascimento, uma das integrantes da equipe que representará a Unifor nesse desfile.

Em meados de fevereiro, Amanda recebeu um telefonema da professora Ana Cláudia, do curso de Design de Moda da Unifor, com um convite: participar mais uma vez do DFB representando a instituição, dessa vez como egressa. A designer já havia participado do Concurso dos Novos em 2019 e ficou em terceiro lugar com a coleção “Terral”. De lá pra cá, Amanda se formou e hoje trabalha no segmento de moda autoral com a sua marca RESSOAR (@sejaressoar).

Designer formada pela Unifor, Amanda Nascimento atua hoje no segmento de moda autoral (Foto: Divulgação)

Além de Amanda, Nathaniel Brito, Gabriele Duarte Negreiros e Ana Beatriz Ribeiro integram a equipe. Nesse novo projeto para o DFB, a ideia era construir um desfile com looks comerciais, porém mantendo a identidade e a autoralidade dos designers selecionados para representar a UNIFOR. Assim nasce a coleção “Caleidoscópio do Sertão”.

Inspirados pelo realismo mágico (gênero literário que mescla a realidade latino-americana com a fantasia e o misticismo característicos da região), os designers pretendem trazer para as passarelas do DFB não uma coleção, mas uma miscelânea de tudo o que cerca o nosso imaginário sobre o sertão – um caleidoscópio que reflete a diversidade do Nordeste e a identidade de cada um dos estilistas envolvidos no processo. A coleção está dividida em quatro famílias: CANDEIA, RAÍZES, FÉ e FERVO, abraçando o olhar único de cada um dos designers sobre a região. Cada look foi pensado para representar em detalhes elementos que compõe um universo imagético criado pelos estilistas para servir de referência para a coleção. Cores, formas e texturas remetem à riqueza cultural do povo sertanejo em 20 looks, que contaram com o apoio da LMM Têxtil para a confecção.

Amanda desenhou os looks que integram a família CANDEIA na coleção “Caleidoscópio do Sertão” (Foto: Divulgação)

Amanda nos conta que para a sua família – CANDEIA, cinco looks que abrem o desfile –  optou por um tecido de algodão emulando couro em tonalidades marrons e um tecido sustentável de ecolinho, composto por linho e fios PET, com o qual a designer já está acostumada a trabalhar em sua marca autoral. Para Amanda, voltar a representar a Unifor no DFB foi uma honra e uma demonstração de que seu esforço e dedicação durante o curso valeram a pena – uma oportunidade que ela abraçou de todo o coração.

A designer enxerga na moda uma ferramenta poderosa para expressar individualidade e sua identidade para o mundo, por isso entende que a criatividade deve estar no centro do processo de fazer moda. Sobre o tema do evento esse ano, sobre “Inteligência Autoral” em contraponto à inteligência artificial, Amanda comenta:

“O tema Inteligência Autoral evoca uma série de reflexões onde questiona a ideia da autoria, criatividade, como a moda vêm se apropriando das novas tecnologias como a IA, Realidade Aumentando, Meta Verso, enfim, acho que também abre questionamentos interessantes como os designers podem se utilizar desse viés para encontrar uma nova perspectiva para seu processo criativo.”

Com o coração a mil e ajustando os últimos detalhes da coleção, Amanda compartilha que sente o peso da responsabilidade de desemaranhar um labirinto de artesanias e assim ressignificar o trabalho de artesãs nesse desfile. A coleção “Caleidoscópio do Sertão” estreia como DFB Revela, nesta quinta-feira, 15/04. A cobertura completa do DFB 2025 você confere na Plataforma MT.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE