24 set 2022 | Moda
No evento, mais de 70 marcas apresentam as criações para primavera-verão 2023

Até 26 de setembro, a Semana de Moda de Milão continuará sendo um dos assuntos mais comentados do mundo fashion. No evento, mais de 70 marcas apresentam as criações para primavera-verão 2023 e, lógico, que as gigantes labels Gucci e Dolce & Gabbana não perderam oportunidade de se destacar no evento. Em alta, o casting apenas com gêmeos escolhido pela grife de Alessandro Michele e o desfile da D&G com a curadoria de Kim Kardashian roubaram a cena.
LEIA MAIS >> Veja os destaques da Semana de Moda de Milão Primavera-Verão 2023
Catarina Mina volta à Semana de Moda de Milão
A grife italiana Gucci surpreendeu a Semana de Moda de Milão na última sexta-feira (23) ao apresentar a coleção de primavera-verão 2023 com 68 irmãos gêmeos – 50 meninas e 18 meninos – vestidos iguais com as roupas da marca. Com peças vibrantes e contagiantes, o diretor criativo da grife, Alessandro Michele, dedicou o desfile às suas “duas mães” e revelou a surpresa ao público apenas no final do desfile.
Batizada como “Twinsburg”, a coleção tem como raiz a relação de Michele com a mãe e sua gêmea, que, segundo ele, só conseguiram compreender a vida pela presença uma da outra.
Na entrada, os convidados foram distribuídos para duas salas distintas, divididas por um painel que é uma multiplicação de retratos de rostos em preto e branco, mas no final do espetáculo a cortina subiu, revelando a outra metade do espaço, onde modelos absolutamente idênticos desfilavam.
A coleção é uma oscilação entre vestidos orientais e camisas com estampas, entre joias e bolsas burguesas, estampas florais e pop, referências dos anos 80 e ecos dos anos 90, vestidos com babados e jaquetas de couro.
Assista ao desfile da Gucci na Semana de Moda de Milão:
Outro destaque da fashion week italiana foi o desfile da Dolce & Gabbana com a curadoria da empresária Kim Kardashian. A casa convidou Kim, que possui uma enorme coleção de peças únicas da D&G, para selecionar os “looks” prediletos lançados entre 1987 e 2007. A mostra “Ciao, Kim” é “uma viagem repleta de novos significados pelos arquivos da Dolce & Gabbana, descobrindo o DNA mais autêntico da marca”, informou a empresa em um comunicado.

“Cerca de 80% das roupas são rigorosamente iguais, só com pequenas correções”, disse Domenico Dolce ao comentar o assunto. Segundo Kim, as peças foram desenhadas a partir de criações das décadas de 1990 e do início da década de 2000.
Há releituras de peças clássicas do período, como vestidos de bandagem, calças jeans rasgadas, bustiês de metal, vestidos e tops com cristais, sutiãs e cintos de diamantes e gargantilhas, jeans de cintura baixa, trabalhadas com silhuetas em preto, branco e bege. E há remissões ao estilo atual de Kim, com botas que se metamorfosearam em leggings. Ao final do desfile, Kim foi aplaudida pelo público.
Vale ressaltar aqui o maravilhoso desfila da Versace. Em uma coleção que celebra a “mulher Versace moderna”, Donatella usou um cenário à luz de velas que imitava o interior de uma igreja. Na coleção apresentada, foi possível ver o quanto o retorno do punk, influenciou a designer na sua jornada na hora de construir os looks.
Apoiada em uma cartela de cores vibrante – com tons de roxo, pink, amarelo neon e sem se esquecer do preto, Donatella se aventurou por tendência atuais também, incluindo o Barbiecore.