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Marca Lino Villaventura celebra 45 anos em 2023

9 mar 2023 | Moda

Por Laura Beatriz

Marca homônima do estilista Lino Villaventura

Lino Villaventura completa 45 anos de criação em 2023 (Foto: Reprodução/ Instagram)

A conceituada marca de moda homônima do estilista Lino Villaventura completa 45 anos de criação em 2023. O site MT realizou uma entrevista com o fundador, que relembrou momentos importantes e emblemáticos da trajetória da marca, para celebrar seu quadragésimo quinto aniversário.

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Lino Villaventura participa do São Paulo Fashion Week desde a sua primeira edição e realiza um trabalho autoral desde os anos 80. Lino produz em fábrica própria e vende em lojas Lino Villaventura de São Paulo e Fortaleza, fazendo ainda roupas sob encomenda. Seu público é predominantemente feminino, mas também há criações para homens.

Vivi Orth para Lino Villaventura no SPFW N52 (Foto: Reprodução/ Instagram)

Confira 4 momentos icônicos de Lino Villaventura:

  • Em 1988, o Stedelijk Museum, de Amsterdã, arrematou um vídeo com o registro das criações do estilista.
  • Em 1989, com pouco mais de dez anos de carreira e já uma referência na moda nacional, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a World Trade Fashion.
  • E, em 1995, seus trabalhos integraram a exposição Art do Wear – Lunst als Kleidung, na Alemanha. Participou, ainda, da exposição A Arte do Brasil em Beirute, no Museu Sursoak, Líbano.
  • Em 1996, quando foi lançado o Morumbi Fashion Brasil, embrião da São Paulo Fashion Week, integrou a primeira equipe de estilistas que desfilou. Até hoje, ele lança coleções nas edições do evento.

“Completamos 45 anos esse ano e eu reparo que muita coisa marcante aconteceu. Meu desfile no Rio de Janeiro durante a entrega do Prêmio Multimoda, com todas as melhores modelos da época, onde fiz um trabalho cenográfico com as roupas, foi incrível.”, pontua Villaventura.

Além disso, a marca fez showroom em Paris, Londres e Milão, desfile na Áustria para Swarovski, desfile na Semana de Moda de Braga, em Portugal, Semana de moda de Santiago, no Chile, entre outros eventos e ocasiões. “Coisas incríveis foram acontecendo e fazendo com que a marca ficasse cada vez mais conhecida. Um trabalho autoral e de muita identidade”, complementa o estilista.

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