Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

O estilo ‘Old money’ está de volta; entenda tendência

14 ago 2022 | Moda

Por Redação

Séries como “Inventando Anna”, “The Crown”, “Gossip Girl” e “Bridgerton” propagam a tendência que conta com números altíssimos de hashtags no TikTok

A protagonista de “Inventando Anna” investia em looks chiques para fingir sobre sua condição social (Foto: Divulgação/Netflix)

Não é só o estilo da “Gen Z” que tem ganhado os feeds das redes sociais e o guarda roupa de influencers e famosas ultimamente. Isso porque um outro estilo polêmico também tem dado as caras no TikTok, Pinterest, Instagram e semelhantes, inspirado na estética de séries como “Invetando Anna” e “The Crown“: o old money. A tendência que abusa de blazers, cardigans, tweed, estampas clássicas e até aquela pegada colegial, tem levantado discussões em torno de uma possível romantização deste estilo, que é encarado por alguns como excludente.

LEIA MAIS >> Barbiecore: a tendência inspirada na famosa boneca

O que significa ser uma ‘afropaty’ ou ‘Preta Patrícia’?

A questão é que de nova, a “old money” não tem nada, como o próprio nome já diz. Além de ser inspirada em um termo que remete a fortunas antigas, no início dos anos 2000, personagens como Blair Waldorf, e até a cantora Lana Del Rey já tinham embarcado neste aesthetic. Agora, com novas produções pipocando nos streamings referenciando o “old money”, a tendência voltou com tudo.

Lana Del Rey adota a aesthetic old money não somente nas roupas, mas também incorpora o estilo ao visual de seus clipes (Foto: Reprodução/Twitter)

O que significa

O “old money” também pode ser visto nos looks da série “The Crown” (Foto: Divulgação/Netflix)

O termo “old money” literalmente significa “dinheiro velho”, ou seja, é uma expressão utilizada para designar aquelas famílias que possuem heranças que passam de geração em geração. Historicamente, essas fortunas começaram a ser acumuladas pela burguesia desde a Revolução Industrial e estão mais presentes em países com forte passado aristocrático e monárquico.

Sendo assim, o estilo passa a ser associado a pessoas com alto poder aquisitivo, de classes sociais mais abastadas. A elegância e sofisticação do “old money” também são associadas aos looks glamurosos da realeza, ou das estrelas hollywoodianas das décadas de 1950 e 1960, e muitas vezes também conversa com a estética “preppy“.

Personagem do reboot da série Gossip Girl adota o estilo (Foto: Divulgação/HBO Max)

Outras influências

Enquanto o xadrez e os terninhos do “old money” estão ligados a tendência “preparative school” ou “preppy“, a alfaiataria e os tons neutros já tem mais a ver com as tendências esportivas. Assim, o estilo vintage do “old money” mistura as duas aesthetics.

Quando se fala em “preppy”, é importante saber que este o estilo colegial se origina daqueles outfits utilizados por jovens de colégios preparatórios estadunidenses e britânicos. As frequentadoras das escolas caríssimas geralmente usam saias rodadas, com pregas, coletes e suéter. Tudo contribuindo para o look de herdeira!

Blair Waldorf, de Gossip Girl, e Cher Horowitz, de As Patricinhas de Beverly Hills são exemplos da tendência (Fotos: Reprodução/Twitter)

Já os outfits esportivos também tem espaço no “old money”, mas só se forem esportes mais luxuosos, como hipismo e tênis. Os típicos aparatos esportivos de marcas como a Lacoste, blusas e camisetas polo da Ralph Lauren, são alguns dos itens que vem sendo almejados pelos jovens que tentam reproduzir a estética elitizada (ou elitista).

Campanha da marca Ralph Lauren do ano de 1989 (Foto: Reprodução)

É problemático?

Alguns sites especializados em moda tem levantado esse debate. De acordo com o Steal The Look, por exemplo, grande parte das pessoas que movimentam a hashtag no TikTok são brancas e estão dentro do padrão social excludente requerido pelo “old money”. Sendo assim, essa estética pode ser sim problemática já que pode não ser acessível, e ainda propaga uma tentativa irreal de se encaixar numa tendência elitista, fora da realidade da maioria das pessoas.

Contudo, há também quem defenda que o estilo pode ser facilmente reproduzido utilizando roupas de second hand e de brechós. Ou seja, para quem gosta de se aventurar por tendências mais alinhadas e quer fazer isso sem precisar gastar fortunas, tudo é possível!

Separamos galeria de inspirações da estética “old money”. Confira!

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE