Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Quem foi Mary Quant, estilista que popularizou a minissaia na década de 1960

13 abr 2023 | Moda

Por Marília Serpa

A estilista britânica morreu na manhã dessa quinta-feira (13), aos 93 anos

Mary Quant nasceu em Londres, em 1930 (Foto: Reprodução/Twitter)

A estilista britânica Mary Quant revolucionou a moda ainda no século 20, na década de 1960, ao popularizar o uso da minissaia entre o público feminino, sendo considerada um dos nomes mais influentes no ramo. Na manhã desta quinta-feira (13), seu legado foi eternizado após ser anunciada a sua morte, aos 93 anos, em Surrey, no Reino Unido, enquanto estava em casa.

LEIA MAIS >> Lasso: Giovanna e Nathalia Gripp celebram 13 anos de sucesso à frente da marca

Lacoste lança coleção inspirada em séries da Netflix; saiba onde comprar

Para além da minissaia, Mary foi responsável por tornar a moda mais acessível às massas e por popularizar suas criações, geralmente coloridas, vibrantes e elegantes, para mulheres mais jovens da década de 1960. Ela era filha de professores, nascida em Londres, e não teve nenhum contato com a moda enquanto criança, mas tinha o hábito de diminuir o cumprimento da saia na escola.

Assim, anos depois, a estilista foi responsável por criar saias de 30 centímetros, que, na época, foram símbolo de uma nova geração de jovens e de liberação sexual, sendo geralmente associada a uma cultura de rebeldia. Ela também criava vestidos curtos, geralmente usando linhas simples e cores vivas, e tinha como marca registrada seu corte de cabelo curtíssimo com franjinha.

Mary Quant foi responsável por popularizar a minissaia na década de 1930 (Foto: Reprodução/Twitter)

Em sua biografia publicada em 1966, intitulada Quant by Quant, a estilista citou que a inspiração para a criação da minissaia se deu após ela ver uma criança usando saia curta em sua aula de sapateado, na época da escola. Formada em Artes, em 1950, na Goldsmiths College, ela iniciou a carreira na moda como aprendiz de chapeleira, antes de começar a produzir suas próprias criações.

Cinco anos depois de se formar, em 1955, ela abriu sua primeira loja de roupas e acessórios, a Baazar, na Kings Road, em Chelsea, sendo conhecida por oferecer produtos bem diferentes dos tradicionais vendidos, como peças coloridas, alegres e confortáveis. Além da popularização minissaia, Mary também foi responsável por criar a meia-calça colorida e as hot pants.

Roupas da marca Baazar, da estilista Mary Quant (Foto: Reprodução/Twitter)

Pela diferenciação das demais lojas, a Baazar se tornou um popular ponto de venda entre jovens, artistas e, até mesmo, celebridades, como Beatles, Rolling Stones, Audrey Hepburn e Brigitte Bardot. Em 1966, Mary foi premiada pela rainha Elizabeth II por sua importante contribuição na indústria da moda nacional, ocasião em que vestiu um vestido curto na cor creme e boina.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE