15 maio 2023 | Moda
Apresentando peças minimalistas e elegantes, a trend passou a ser popularmente conhecida nos últimos tempos, acompanhando o movimento global de desaceleração
Após o período de isolamento social, a moda foi bombardeada com peças que evidenciavam um mix de cores, brilho e opulência – um movimento para celebrar a superação. Porém, tamanho foi o exagero que outra tendência ganhou força em 2023, como uma espécie de “ressaca fashion“: o Quiet Luxury (Luxo Discreto, em tradução livre). Entenda a conceito e conheça algumas marcas brasileiras que apostam no “luxo discreto”.
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A trend do Quiet Luxury não é nova, mas passou a ser popularmente conhecida nos últimos tempos, acompanhando o movimento global de desaceleração, a exemplo de um consumo mais consciente. Assim, fashionistas apontam que o minimalismo chegou com tudo!
A origem da tendência vem da ideia de que pessoas super ricas, como bilionários, não ostentam luxo com marcas “populares” como Versace. Assim, pessoas com grande poder aquisitivo, na verdade, usariam marcas de luxo discretas. Acredite ou não, um look composto apenas por camisa branca, calça jeans, sapato fechado e uma bolsa sem logos pode custar mais do que cinco dígitos.
Se a tendência começou a virar trend no TikTok, ela foi potencializada com a estreia da última temporada de “Sucession“, grande sucesso da HBO, em abril deste ano. A trama apresenta a história de uma família de bilionários que são vistos constantemente com roupas caríssimas, mas discretas. Puro suco de Quiet Luxury!
Fora da ficção, em março, a atriz norte-americana Gwyneth Paltrow venceu um processo envolvendo um acidente de esqui em 2016 e seus looks no tribunal refletiam essa elegância minimalista com roupas de tricô, couro, tons sóbrios, monocromáticos e alfaiataria de grifes como The Row, Prada, Celine e Brunello Cucinelli.
Ficou com vontade de aderir à tendência? Conheça algumas marcas brasileiras com peças elegantes e discretas, bem no estilo Quiet Luxury. Na lista, você encontra opções para todos os gostos:
Com mais de três décadas de história, a Le Lis oferece um amplo portfolio de produtos e está em sintonia com as tendências mundiais, como o Quiet Luxury. No site da marca, é possível encontrar peças para diferente ocasiões – do trabalho, com a alfaiataria bem cortada, aos looks de festa.
O atelier carioca Handred respira o litoral e traduz em conforto. As peças artesanais passeiam entre linho, seda, algodão e lã. De acordo o site oficial da marca, a Handred trabalha com fibras naturais, modelagens amplas e processos humanizados.
A marca cearense Back to Basics, idealizada pela empresária e influenciadora digital Fernanda Gurgel, cresce nacionalmente e já vestiu celebridades como a ex-BBB Rafa Kalimann. Para além da tendência, a brand é focada em peças básicas para compor um closet inteligente, onde o cliente pode otimizar a vida útil das peças atemporais.
Com excelência na produção de camisas desde 1957, a Dudalina cresceu ao longo das últimas décadas e hoje oferece uma ampla variedade de produtos para homens e mulheres, com destaque para as linhas business.
Moda contemporânea, essência independente e criações atemporais estão entre os pilares da marca UMA. Idealizada por Raquel e Roberto Davidowicz em 1997, a etiqueta aposta no estilo pessoal e em materiais de qualidade.