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Back To Basics é uma marca cearense que cresce nacionalmente

22 ago 2021 | Moda

Por Jacqueline Nóbrega

Fernanda Gurgel começou a Back To Basics sozinha, e hoje tem duas lojas físicas além de ecommerce (Foto: Arquivo pessoal)

Fernanda Gurgel, de apenas 25 anos, está à frente da marca de moda cearense Back To Basics, que hoje já se desdobrou e tem até uma linha infantil e de casa. Com duas lojas físicas em Fortaleza, e-commerce e mais de 54 mil seguidores no Instagram, a marca já foi usada por celebridades como a ex-BBB Rafa Kalimann e cresce nacionalmente. Apesar do sucesso, a marca nasceu de uma necessidade da proprietária, que hoje tem o marido como sócio, Eliardo Rodrigues. Fernanda sempre teve um estilo mais básico, e não encontrava aqui peças com “pouca informação”.

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“Comecei fazendo uma pequena coleção. Fiz algumas peças e fui vendendo. Comecei sozinha mesmo. Eu que vendia, batia as fotos, deixava na casa das clientes, depois pegava de volta, preparava tudo, fazia o acabamento das peças. Só terceirizava a parte de produção mesmo, costura, corte, etc. Em cinco meses tudo cresceu”, relembra, orgulhosa da trajetória que trilhou até aqui. A primeira loja de rua, na Avenida Dom Luís, número 705, foi aberta em 2019 e está aberta até hoje. No ano passado, ela abriu a segunda loja da marca, no Jardins Open Mall, que iniciou como pop up, mas que devido ao sucesso continua até hoje.

O fato de Fernanda ser uma influenciadora digital e dividir com mais de 9 mil seguidores seu estilo de vida contribuiu com o crescimento da Back To Basics, mas ela não atribuiu o sucesso somente a isso. “É uma construção e penso que eu guio isso, essa imagem de marca, mostrando o meu dia a dia, o que eu gosto e mostrando também os bastidores de tudo. Acho que isso aproxima! Tornou o produto e a marca mais reais e mais desejáveis também”.

Aos 25 agora e agora em sociedade com o marido, ela planeja expandir a marca (Foto: Arquivo pessoal)

Closet inteligente

“A Back To Basics é tudo que eu acredito na hora de vestir, que é você ter peças básicas que funcionem sempre. Independente da ocasião você consegue fazer um look mais arrumado ou casual, ou mais descolado Então você tem um closet inteligente e consequentemente tem o que eu chamo de uma sustentabilidade estética. Você otimiza a vida útil das suas peças porque consegue usar tudo de todos os jeitos. Então é um closet inteligente, que tem informação de moda, mas que não está preso a microtendências ou tem aquela efemeridade da peça de uma fast fashion, por exemplo”.

Fernanda conta que sempre que vê uma pessoa famosa ou que admira o estilo usando uma peça da Back To Basics fica feliz como se fosse a primeira vez. “A Rafa [Kalimann] foi através do stylist dela, que é nosso parceiro. Ela usa bastante, e assim como várias outras, influenciadores e celebridades de todo o Brasil. É incrível essa conexão. Eu fico muito honrada”.

Além de empresária, Fernanda é influenciadora e acompanhada por mais de 9 mil seguidores diariamente (Foto: Arquivo pessoal)

A empresária ainda diz que já nos primeiros seis meses de grife, várias pessoas já entraram em contato para parceria para vestir celebridades e influenciadoras. “A gente sempre fez um movimento de marketing muito forte em relação a isso, mas acaba que também organicamente aparece bastante gente. Sempre tentamos dar uma visibilidade nacional pra Back To Basics e trazer esse olhar de lifestyle e de produto, então acho que acaba interessando a muitas pessoas e gerando esse desejo”.

Fernanda ainda fala sobre as duas linhas que nasceram a partir de Back To Basics, a Mini Basics e a Living Basics, a partir das necessidades das clientes. “São duas linhas que eu gosto muito, que são pra complementar essa cliente dentro de vários universos dela”.

Os planos para o futuro são muitos. Ela conta que deseja crescer ainda mais o ecommerce da grife, além da vontade de abrir uma loja física em São Paulo. “Sempre com uma visão nacional de marca que é o que a gente traz dentro do nosso DNA”.

“Eu sou muito grata por ter crescido tão rápido e em tão pouco tempo. O que eu acho mais desafiador é a organização, o crescimento profissional compatível com o crescimento de marca, porque não adianta nada você ter uma marca superlegal, superforte a empresa está totalmente bagunçada, não ter setorização, não ter visão comercial, enfim, não ter estratégia. Então, eu sempre falo que é muito mais fácil começar do que você criar e se organizar e graças a Deus a gente tem conseguido isso, apesar de todas as adversidades, do cenário mundial que a gente está vivendo”.

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