18 out 2024 | Moda
A passarela do São Paulo Fashion Week N58, na quinta-feira (17), foi palco para o retorno triunfante da marca cearense Catarina Mina, que apresentou sua nova coleção intitulada “Herdeiras do Futuro“. No Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, a coleção destacou o diálogo entre o artesanal e a modernidade, colocando em foco o papel das artesãs cearenses como guardiãs e herdeiras dos saberes tradicionais.
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“A coleção é um convite para imaginarmos juntos um futuro possível, orientado por ações de sustentabilidade – uma utopia necessária para construir um ‘agora’ mais criativo e ativo. Acreditamos que o imaginário coletivo muitas vezes não abraça essas reflexões, e nosso trabalho busca desenhar esse futuro enquanto fortalece o artesanal para suas herdeiras: as artesãs”, comenta Celina Hissa, diretora criativa da marca.
Com uma estética contemporânea, os 35 looks apresentaram uma fusão entre técnicas tradicionais — como crochê, renda de filé, bilro, bordados e macramê — e materiais inovadores. O styling do desfile foi assinado por Dudu Bertholini.
A coleção investiu em seda, linho, gaze e, pela primeira vez, borracha amazônica, fruto de uma parceria com a marca sustentável Da Tribu. Essa colaboração expandiu as fronteiras da coleção, ligando o sertão cearense à Amazônia.
A paleta de cores primárias, com tons de azul e vermelho vibrantes, off-white e dourado, ajudou a dar um ar mais geométrico e moderno às peças, fugindo do romantismo típico do artesanato e abraçando uma proposta sofisticada e funcional. Nos acessórios, destacaram-se o uso de palha de carnaúba, bananeira e balboa, reforçando a valorização dos recursos naturais e o respeito ao meio ambiente.
O desfile de Catarina Mina teve o patrocínio das marcas Eudora, que realçou as belezas, Havaianas, que calça os pés das modelos com seus chinelos símbolo de brasilidade, e a marca de linhas nacional Círculo. Assista ao vídeo:
Catarina Mina continua fiel ao seu compromisso com a transparência e valorização das artesãs. Cada peça da marca traz um QR Code que permite ao consumidor conhecer a história da artesã envolvida, incluindo sua localização e técnica utilizada. A marca cearense, que atua com 31 comunidades e envolve cerca de 450 artesãos (99% mulheres), promove o empoderamento feminino e a autonomia financeira dessas famílias.
A brand também mantém seu compromisso com causas sociais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no combate à pobreza e na promoção da igualdade de gênero e da produção responsável.
Veja mais fotos do desfile: