Após lançar o primeiro par vegano da linha Stan Smiths da Adidas, no ano passado, a designer Stella McCartney divulgou a segunda edição do modelo, que chega às lojas no dia 2 de dezembro. As novidades ficam por conta do pontilhado lateral, que foi substituído por estrelas nas cores do arco-íris e um par de cadarços na mesma paleta (os fios brancos também estão disponíveis). A mudança não é por acaso, afinal de contas o Stella Stan Smith é unissex e celebra a diversidade e inclusão para todos.

LEIA TAMBÉM >> Alexandre Birman lança coleção Primavera-Verão 2020

Novo modelo homenageia a diversidade

Ao site da Vogue britânica, Stella contou que teve a ideia de produzir o modelo vegano há alguns anos, após ganhar um par vegano encomendado pelo marido na marca. “Foi aí que fiquei pensando na ideia. Então toda vez que encontrava com a equipe da Adidas perguntava por que não poderíamos fazer um Stan Smith vegano. Precisei convencê-los por muito tempo, e finalmente colaboramos pela primeira vez nos Stan Smith veganos ano passado”.

A confecção do sapato é feita com couro sintético e uma cola diferenciada, sem derivados de animais em sua composição. “O público está cada vez mais consciente de onde as coisas vem agora, e como são feitas. Mas acho que muitos ou não ligam ou não sabem notar a diferença entre o par de couro animal e sintético. Isso só me faz pensar em quantas vidas animais poderiam ser salvas se os Stan Smiths da Adidas fossem produzidos a partir de couro vegetal e colas veganas, como fazemos”, disse ao portal.

Primeira edição lançada em 2018

Para a designer, a iniciativa é mais um esforço em prol de uma mudança sustentável urgente no universo fashion e no mundo em geral. “A nova geração está se impondo e nos dizendo que nossa casa está pegando fogo, e que precisamos responder como se tivéssemos em meio a uma grande crise (porque é exatamente onde estamos). Como uma das indústrias mais poluentes do mundo, a indústria da moda está em uma encruzilhada. Precisamos nos unir e alcançar uma mudança sustentável para construir um futuro melhor”, enfatizou.

Fotos: Divulgação