2 abr 2025 | MT Acontece
O South by Southwest é um festival que acontece há 39 anos no Texas, e reúne as maiores tendências do ano, divididas em temas como Inteligência Artificial, Creator Economy, Biotecnologia e outras 20 trilhas de conteúdo. Em 2025, estreei minha presença em Austin e, apesar de acompanhar o conteúdo online do SXSW há anos, estar lá presencialmente foi uma experiência completamente diferente.
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Nos últimos anos, foi lá que o Spotify foi lançado nos EUA; onde Billie Eilish tocou no início da sua carreira; e onde Zuckerberg, Barack Obama e Elon Musk palestraram… A lista é longa, mas deu para perceber a relevância do festival? Eu ouso dizer que é um dos eventos que reúne a maior diversidade de áreas e temas completamente diferentes no mesmo lugar. São mais de 1.700 palestras em sete dias — e tenho certeza de que duas pessoas, com os mesmos interesses, não terão a mesma experiência.
Um dos tópicos mais discutidos no evento foi a saúde social. Especialistas como Kasley Killam comentaram sobre a epidemia da solidão e como estamos cada vez mais mergulhados no nosso próprio mundo, com dificuldades para estabelecer conexões no mundo real. Killam também pontuou que nossa saúde social está diretamente ligada à qualidade das nossas relações interpessoais.
Já Amy Webb, futurista e fundadora do FTSG (Future Today Strategy Group), defende que a IA estará cada vez mais presente no mundo físico, com interações diretas e mais próximas dos seres humanos, realizando atividades como, por exemplo, amarrar cadarços. Outro tema amplamente debatido foram os Sistemas de Múltiplos Agentes de IA (MAS), que consistem em inteligências artificiais capazes de se comunicar entre si e solucionar problemas sem nenhuma intervenção humana.
Sinto que ainda vou digerir o conteúdo do SXSW pelos próximos meses, porque, de fato, a complexidade e a quantidade de informações justificam um festival com quase 10 dias de duração… Então, imagine só.
Fui para o festival buscando tendências e, talvez, respostas, mas ao longo dos dias entendi que o que eu realmente precisava eram as perguntas certas. Como vamos nos relacionar com humanos quando isso não for mais necessário? Como ficará a dinâmica do trabalho nessa nova perspectiva? O futuro das redes sociais será descentralizado e transparente, ou não saberíamos lidar com isso?
Ouvi uma frase que resume bem o que experienciei: “Estamos resolvendo alguns problemas e criando outros que não sabemos como resolver”, o que me fez pensar: a evolução não é exatamente isso?
O SXSW 2025 me fez ver que a inovação não é só sobre tecnologia, mas sobre como lidamos com as mudanças que ela impõe. O desafio não é apenas acompanhar as tendências, mas entender como elas moldam o futuro dos negócios, das relações e da sociedade.
Marina Rolim é publicitária, especialista em marketing digital, criadora de conteúdo e professora da pós graduação Unifor. Com quase 10 anos de experiência, vivenciou de perto a evolução do mercado de conteúdo digital, liderando o conteúdo de campanhas para marcas como Beach Park e RioMar Fortaleza. Como fundadora e diretoria criativa da agência de conteúdo Cena7, Marina se destaca por criar narrativas impactantes e estratégicas para redes sociais, ajudando empresas regionais e nacionais a alcançarem seus objetivos por meio de vídeos criativos.