Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

MT Indica #6

As 10 melhores mulheres executivas do Ceará

O novo MT Indica traz os melhores do Ceará, em clima de The Best Of!

Publicidade

Ticiana Rolim Queiroz – CEO da C. Rolim Engenharia desde 2003 e da Somos Um

A lista poderia ser ainda mais extensa, mas celebramos a coragem e vontade dessas 10 mulheres de honrarem suas histórias, que se cruzam com as trajetórias profissionais de cada uma, a exemplo de Ticiana Rolim Queiroz, que é CEO da C.Rolim Engenharia desde 2003. Inicialmente, criou e comandou a diretoria comercial e de marketing da construtora e atualmente atua na diretoria de Impacto e Gente, com foco em promover impacto socioambiental positivo por meio das ações da empresa. Ela ainda é fundadora e CEO da Somos Um, negócio de impacto social que busca promover o empoderamento das pessoas a partir do empreendedorismo. Ticiana é formada em Administração de Empresas, pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

 

Ticiana Rolim Queiroz (Foto: Fernando Travessoni)
Ticiana Rolim Queiroz (Foto: Fernando Travessoni)

Renata Paula Santiago – Presidente do Ibef Ceará e Diretora Administrativa Financeira da Bspar Incorporações

Executiva da área Administrativa Financeira, Renata Paula Santiago é pós graduada em Gestão de Negócios e Empresas pela Fundação Dom Cabral. Ela tem passagem por diversas empresas locais e nacionais como Vicunha Nordeste, Têxtil Bezerra de Menezes, J.Macedo Alimentos, com destaque para a Agripec/Nufarm onde atuou como Controller no processo de aquisição, ocorrido em 2007.

Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Administrativa Financeira da Bspar Incorporações há mais de 11 anos. Desde 2017 faz parte da Diretoria do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) Ceará atuando como líder do Movimento Ibef Mulher CE, que busca fortalecer as relações entre executivas. Em janeiro de 2021 foi eleita Presidente do Ibef CE para a gestão 2021/2023 com pilares de trabalho focados no conhecimento e conexão para o fortalecimento do executivo cearense.

Renata Paula Santigo (Foto: Arquivo MT)
Renata Paula Santigo (Foto: Arquivo MT)

Publicidade

Joana Ramalho – Diretora de Inovação do Mercadinhos São Luiz

Da terceira geração da família de empresários que fundaram o Mercadinhos São Luiz, Joana Ramalho continua a história na empresa com a missão de olhar para o futuro. Antes dos 20 anos de idade, começou a trabalhar nos Mercadinhos São Luiz como estagiária, auxiliando em diferentes setores, até se firmar no marketing, estruturando a área e imprimindo sua marca de inovação à empresa. Foi neste momento, há oito anos, que Joana idealizou a primeira edição do Festival Costume Saudável.

Dentro do Mercadinhos São Luiz, Joana Ramalho também passou pelo setor comercial, e hoje atua como Diretora de Estratégia e Inovação, sendo responsável pela implantação do setor Food Service, que está em franco crescimento. A partir do contato com este segmento, nasceu o Festival Costume Gourmet, também idealizado por ela.

Joana Ramalho (Foto: Igor de Melo)
Joana Ramalho (Foto: Igor de Melo)

Ana Virgínia Martins – Coordenadora técnica da Colmeia

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Virgínia Martins hoje exerce o cargo de coordenadora técnica da Colmeia Construtora, que tem Fortaleza como matriz, mas que também atua em Natal, no Rio Grande do Norte, Manaus, no Amazonas, e Campinas, em São Paulo. Ana Virgínia ainda é pós-graduada em Engenharia de Produção, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em Gestão de Empresas de Construção Civil pela UFC e atualmente está cursando MBA de marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Exemplo de coragem e garra, a executiva iniciou sua carreira profissional com estagiária da Colmeia, fazendo parte do quadro técnico da empresa há 28 anos.

Ana Virgínia Martins (Foto: Arquivo MT)
Ana Virgínia Martins (Foto: Arquivo MT)

Tissiana Studart Sidrim – diretora da Pole Alimentos

Tissiana Studart Sidrim começou a trajetória profissional ainda jovem, aos 19 anos, e se apaixonou pela força transformadora que é uma empresa. Ela é formada em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em marketing pelo Stevenson College, além de ter MBA pela fundação Dom Cabral. A executiva reforça que a avó, Dona Hosana, a quem se refere como líder carismática e ousada, é um dos grandes exemplos que tem na carreira, além do pai, Edmilson, e dos irmãos, Marcos e Victor. Casada e mãe de três filhos, é na família que encontra o apoio para exercer a vocação empreendedora.

A família de Tissiana fundou a Pole Alimentos no ano 2000, empresa que produz e comercializa os alimentos da marca Granja Regina, Merci e Gostosinha, e na qual ela é diretora.

 

Tissiana Studart Sidrim (Foto: Arquivo pessoal)
Tissiana Studart Sidrim (Foto: Arquivo pessoal)

Zelma Madeira – Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará

Graduada em Serviço Social, Zelma Madeira é doutora em Sociologia, professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará e professora do Mestrado em Serviço Social. Em dezembro de 2020, ela foi anunciada pelo governador Camilo Santana como Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais. Até então, ela era coordenadora de Políticas Públicas para Igualdade Racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Zelma é uma força inspiradora que defende a luta contra o racismo como causa urgente e coletiva.

Zelma Madeira (Foto: Arquivo MT)
Zelma Madeira (Foto: Arquivo MT)

Publicidade

Fernanda Pacobahyba – titular da Secretaria da Fazenda do Ceará

À frente da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Fernanda Pacobahyba é doutora em Direito Tributário pela PUC de São Paulo, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet) e especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fernanda é graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará e graduada em formação de oficiais intendentes pela Academia da Força Aérea. Ela também ocupa o cargo de auditora fiscal jurídica da receita estadual, além de professora dos cursos de pós-graduação da Unifor, do Ibet e do MBA da Faculdade Ari de Sá. É importante ressaltar que Fernanda fez história ao assumir a Sefaz, já que foi a primeira mulher a assumir o órgão em 180 anos de existência dele.

Fernanda Pacobahyba (Foto: Marília Camelo)
Fernanda Pacobahyba (Foto: Marília Camelo)

Águeda Muniz – CEO da C. Rolim Engenharia desde maio de 2021

Águeda Muniz assumiu o cargo de CEO da C. Rolim Engenharia em maio deste ano. Nos últimos oito anos, ela esteve à frente da Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, onde importantes projetos foram desenvolvidos, a exemplo da mudança de cultura na administração pública com o Programa Fortaleza Online, instrumento pioneiro e inovador que, para além da desburocratização, vem possibilitando o acesso à cidade para todo cidadão no que se refere a licenças, alvarás e autorizações que hoje, em 95% dos casos, são expedidas de forma imediata ou em até 30 minutos.

Antes da atuação como Secretária, Águeda trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional, planos de governo e na estruturação e gerenciamento de programas financiados por agências de fomento internacionais. Além da C. Rolim Engenharia, ela coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário 7 de Setembro, onde também leciona a disciplina de Propriedade Urbana e Direito à Cidade no mestrado em Direito Privado. Arquiteta e Urbanista, é mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo, na área de Urbanização e Políticas Públicas, especialista em Finanças e Gestão Pública e, nos últimos dois anos, tem se dedicado à governança corporativa.

Águeda Muniz (Foto: Divulgação)
Águeda Muniz (Foto: Divulgação)

Publicidade

Aline Ferreira – Sócia executiva e vice-presidente comercial e financeira do grupo Aço Cearense

Aline Ferreira é sócia executiva e vice-presidente comercial e financeira do grupo Aço Cearense, além de também ser responsável pelas áreas de Pessoas, Processos e Tecnologia. O grupo possui  quatro empresas e um Instituto localizados nos estados do Pará, Tocantins e Ceará com forte operação no mercado nacional e atuação no segmento de Siderurgia e Metalurgia. Aline ainda é embaixadora e mentora da Endeavor Brasil; Conselheira Consultiva do Lide Ceará e Presidente do Conselho Consultivo da Associação Júnior Achievement Ceará.

A executiva possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com os cursos de extensão Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (FDC) e Programa de Capacitação Gerencial (Instituto FA7/IPL). 

Aline Ferreira (Foto: Divulgação)
Aline Ferreira (Foto: Divulgação)

Annette de Castro – Vice-presidente da Mallory Eletroportáteis, membro fundadora do grupo Mulheres do Brasil e líder do núcleo Fortaleza

Apesar de ter nascido na Inglaterra, Annette de Castro gosta de dizer que é a inglesa mais brasileira que conhece. Ainda jovem, ela iniciou no quadro de trainees da Shell Internacional, onde aprendeu a liderar pessoas. No Ceará, além de esposa e mãe, criou raízes e com determinação e competência se firmou como líder empresarial feminina.

Por 32 anos fez parte do Grupo Edson Queiroz, onde liderou a Esmaltec e a Cascaju. Desde 2015 é vice-presidente da Mallory, empresa espanhola de Eletroportáteis. Annette ainda é membro fundadora do grupo Mulheres do Brasil e Líder do Núcleo Fortaleza, que reúne uma diversidade de voluntárias com foco em estimular o protagonismo feminino na construção de um Brasil que seja melhor para todos os cidadãos.

Annette de Castro (Foto: Divulgação)
Annette de Castro (Foto: Divulgação)

Publicidade

A votação já está aberta! Clique AQUI e vote na sua executiva favorita!

 

O novo MT Indica traz os melhores do Ceará, em clima de The Best Of, a partir das experiências pessoais de Márcia Travessoni e equipe MT, sites especializados, testemunhais de consumidores, relação custo x benefício, engajamento e postura da marca, repercussão midiática, diversidade, sustentabilidade, diferenciais tecnológicos, singularidade, exclusividade, em listas não-numeradas e abertas à votação popular cujo resultado está previsto para dezembro de 2021.