Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Projeto Leitura na Praça receberá mais 60 quiosques até o fim do ano

5 mar 2020 | Notícias

Por Redação

O projeto Leitura na Praça, que tem 23 quiosques em alguns bairros da capital, deve receber outros 60 equipamentos até o fim do ano, informou a primeira-dama do município, Carol Bezerra, durante o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, nesta quinta-feira (5), no Centro de Eventos.

Atuante na causa da primeira infância, ela destacou que a cidade foi a primeira do Brasil a fazer um Plano Municipal da Primeira Infância. O objetivo em 2020, explica, é estender as ações do programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, que garante diagnósticos sobre áreas vulneráveis, para todos os bairros de Fortaleza. “Política pública tem que partir do que os outros precisam”.

LEIA MAIS >> Roberto Cláudio realiza abertura do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas

Carol Bezerra participa de painel sobre primeira infância, em São Paulo

De acordo com a primeira-dama, uma das metas, também, é ampliar nas escolas a teoria socioemocional, que busca com que os alunos reflitam e apliquem conhecimentos, atitudes e competências durante a vida escolar. Esse programa de educação, ressalta Carol Bezerra, já acontece no Ensino Fundamental I e II, nas escolas públicas do município. O foco, agora, é que o projeto seja levado, também, para o Infantil IV e V.

“Precisamos olhar os alunos de forma integral. Quanto mais cedo as crianças identificam suas emoções, mais bem resolvidas elas serão no futuro. Trabalhamos avaliando o contexto familiar, a relação dos professores em sala de aula, entre outros”, narra a primeira-dama.

O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra durante o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, no Centro de Eventos

Sistema de monitoramento

Ela conta que a Prefeitura de Fortaleza investiu em um sistema de monitoramento para avaliar mensalmente os programas de assistência social à primeira infância. “Neste ano, tivemos a avaliação da qualidade de creches, que é muito raro no Brasil. Medimos mais o número de alunos. Agora, veremos os processos dentro de sala de aula, acompanhando quase que em tempo real”.

Carol Bezerra pontua que, hoje em dia, após sete anos atuando na causa, percebe que há uma intersetorialidade bem definida entre as secretarias da Prefeitura de Fortaleza, que sempre desenvolvem algum projeto voltado à primeira infância. “Precisamos avançar bastante, mas percebemos que esse tema é bem mais presente. Precisamos difundir cada vez mais a teoria socioemocional para que as pessoas possam entender melhor sobre ela”.

Veja fotos do momento, por Eri Nunes:

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE