Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘A vida recomeçará devagar’, afirma psicanalista Contardo Calligaris em live da Unifor

24 abr 2020 | Notícias

Por Redação

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, deu continuidade ao projeto “Lives do Conhecimento” com a participação do escritor e psicanalista italiano Contardo Calligaris, nesta sexta-feira (24). A live foi direcionada ao tema “Jovens e idosos em tempo de quarentena”.

Calligaris é um dos mais importantes nomes da psicanálise contemporânea e possui Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença, França. A transmissão foi mediada pela professora Bete Jaguaribe, Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

LEIA MAIS >> Não comece o e-commerce por aventura ou para atender a necessidade presente, diz Ana Isabel Carvalho

Juntos contra a pandemia: quentinhas do amor, ração para pets de rua e moda solidária

Segundo o escritor, a pandemia que o mundo está enfrentando trará novas percepções entre os homens, uma identificação inerente. “A vida recomeçará devagar. Não acredito que será um novo mundo daqui para amanhã, mas acho que vão ter muitas mudanças internas. Quando tudo acabar, se você fizer um mochilão e encontrar pessoas de lugares distantes vai olhar para elas e lembrar que viveram a mesma coisa que você”, afirmou.

Espectadores da live tiveram a oportunidade de enviar perguntas ao vivo. Respondendo a uma delas, Calligaris falou sobre como a percepção de tempo afeta as gerações. Para ele, os jovens são impactados pela pandemia por terem suas ações limitadas e os idosos são mais afetados pela interrupção da rotina.

“Os idosos que vivem sozinhos funcionam muito segundo os hábitos, como cumprimentar o porteiro, tomar café na esquina e conversar com amigos. Essas pequenas trocas são muito importantes, talvez a alma do tecido social“, diz.

O psicanalista também deu uma dica para famílias que ainda possuem uma convivência com diferentes gerações: escutar os mais velhos. “Cada idoso é um tesouro de histórias pessoais e acho que para o jovem seria muito precioso escutá-las. O ordinário da vida é muito bom”.

Palestras online

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, estimulando o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias.

A ação já recebeu nomes como o sociólogo italiano Domenico De Masi, famoso pela criação do conceito ócio criativo, e o físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser. Para mais informações acesse o Instagram da Unifor.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE