Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Associação Caatinga realiza capacitações em comunidade rurais do Ceará sobre os cuidados com a Primeira Infância

10 ago 2023 | Notícias

Por Redação

O principal objetivo dos encontros é fomentar a criação de vínculos afetivos saudáveis entre responsáveis e crianças

Essas reuniões fazem parte dos Encontros de Suporte à Primeira Infância (Foto: Divulgação/ Associação Caatinga)

A Associação Caatinga realiza reuniões mensais com famílias de comunidades rurais, abordando temas fundamentais para o cuidado das crianças desde o seu nascimento. Essas reuniões fazem parte dos Encontros de Suporte à Primeira Infância, uma ação promovida pelo projeto No Clima da Caatinga, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

LEIA MAIS >> Joalheria Diamond realiza evento de Dia dos Pais com Pe. Fábio de Melo

Gisele Bündchen é o rosto da nova campanha de Verão 24 da Arezzo

O principal objetivo dos encontros é fomentar a criação de vínculos afetivos saudáveis entre responsáveis e crianças. Além disso, eles também oferecem informações que aprimoram as competências necessárias para proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde os pequenos possam desenvolver sua autonomia de forma plena.

Desde outubro de 2022, os Encontros de Suporte à Primeira Infância acontecem mensalmente aos sábados, em duas comunidades rurais próximas à Reserva Natural Serra das Almas, uma unidade de conservação gerida pela Associação Caatinga desde 2000. Enquanto os adultos participam das atividades, as crianças desfrutam das brincadeiras e aprendizados promovidos pela equipe de Educação Ambiental, ampliando seu conhecimento sobre a Caatinga e compreendendo a importância de sua conservação.

A psicóloga Vanessa Feitosa lidera esses encontros, com duração média de 3 horas e abordam temas como: habilidades motoras, noções de psicomotricidade, cognição, nutrição, afetividade, dentre outros, que buscam dialogar sobre a importância estimular os pequenos da melhor maneira e potencializar suas habilidades. “Se eu estou investindo nas crianças e dando apoio às famílias para que elas possam cuidar melhor dessas crianças, no futuro eu vou ter o retorno disso”, diz a psicóloga.

Antônio Edilson Pereira, pai e frequentador dos encontros, também reconhece o valor desses momentos e fala sobre seu aprendizado: “Pra nós e para as crianças, é muito bom. Eu aprendi muitas coisas novas, tipo saber educar, saber criar a criança. Tem muitos pais, muitas mães que não têm esse conhecimento”, comenta o participante.

Garantir uma primeira infância saudável gera inúmeros benefícios para o futuro, pois é nessa fase que desenvolvemos os atributos que iremos utilizar ao longo de toda a vida. E é por isso que o Projeto no Clima da Caatinga busca realizar ações de educação ambiental, alcançando mais de 80.000 pessoas e envolvendo 80 escolas em suas atividades, explica Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga.

Sobre a Associação Caatinga e o projeto No Clima da Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. O projeto No Clima da Caatinga é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto busca a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE