Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Associação Peter Pan celebra 25 anos com programação especial

7 abr 2021 | Notícias

Por Redação

Olga Freire é fundadora e presidente da Associação Peter Pan (Foto: Divulgação)

Há mais de duas décadas apoiando o tratamento de portadores do câncer infantojuvenil, a Associação Peter Pan (APP) comemora 25 de história nesta quarta-feira (7). As bodas de prata serão celebradas com uma edição especial do programa Corpo e Estilo de Vida, transmitido pela TV Cidade, no próximo sábado (10), às 14h. Com a apresentação dos irmãos Cleane e José Fontenele, o programa trará depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória da instituição, como os fundadores, funcionários, voluntários, pacientes em tratamento e curados.

LEIA MAIS >> Como fortalecer a espiritualidade durante a pandemia

Camilo e Sarto anunciam flexibilização do isolamento a partir de 12 de abril

Segundo Olga Freire, fundadora e presidente da entidade, a data é marcada pela memória de todos que contribuíram para a criação e manutenção da instituição. “A Associação Peter Pan está completando 25 anos de um trabalho de amor que, de uma forma transparente, empreendedora e devotada, transformou a história do câncer infantojuvenil no Ceará. Nossa missão não é somente melhorar o índice de cura, mas melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento, bem como de seus familiares e para uma missão tão desafiadora como esta, nós precisávamos de todos. Então, em nossa trajetória fomos unindo a sociedade civil, voluntários, empresa e o Governo do Estado do Ceará”, afirma.

“A comemoração das bodas de prata é uma celebração de todos que escolheram formar uma grande corrente do bem em favor de um futuro mais cheio de esperança”,

comenta Olga Freire.

Para celebrar a data, nesta quarta-feira (7), Olga também estará ao lado de Michele Holanda, superintendente da APP, em uma live especial, às 9h30. A transmissão acontecerá no Instagram da entidade.

Missão

Com a colaboração de empresas, doadores e voluntários, a Associação Peter Pan construiu um local que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil em todo o Ceará, o Centro Pediátrico do Câncer (CPC). Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o CPC tem atendido milhares de pacientes e familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes recebem assistência social no tratamento contra o câncer por mês.

A Associação Peter Pan desenvolve desenvolve programas sociais com foco na inclusão social e na autoestima dos participantes (Foto: Divulgação)

Atualmente o prédio possui uma área de 4.995 m² formada por leitos, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias, consultórios médicos, além de Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros espaços que proporcionam conforto, entretenimento e qualidade de vida ao paciente e sua família.

Atendimento humanizado

Além do CPC, a APP realiza 16 programas sociais. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento. Somente no ano de 2020 foram realizadas cerca de 53.500 mil assistências, considerando a média de quatro programas sociais por criança, dentre elas destacam-se a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de casas, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos e apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados. “Conseguir a cura não é somente uma vitória do paciente. É uma conquista de todos que escolheram batalhar pela vida de cada um deles”, salienta Olga.

Apoio ao tratamento especializado

Há 17 anos, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde, da capital e interior, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. Somente em 2019 foram capacitados cerca de 2.829 profissionais da capital e municípios de São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Itaitinga e Horizonte. Além das capacitações, a entidade dispõe, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, de um ambulatório específico para Diagnóstico Precoce no Centro Pediátrico do Câncer.

O “APPonco” foi lançado em 2020 com o objetivo de facilitar o acesso à informação sobre o câncer infantojuvenil (Foto: Divulgação)

Em 2020, mesmo em meio a pandemia, a instituição realizou duas ações para contribuir na área de oncologia pediátrica. Uma delas foi o lançamento do primeiro aplicativo oncológico pediátrico do País que possui um chat online. A ferramenta, conhecida como APPonco, disponibiliza um canal direto entre os profissionais de saúde de qualquer lugar do Brasil e oncologistas para tirar dúvidas a respeito de possíveis casos de câncer. O aplicativo também possui a versão para a sociedade em geral e está disponível gratuitamente para as versões Android e iOS.

A segunda ação foi a realização da II Jornada Cearense de Oncologia Pediátrica que aconteceu em formato virtual e reuniu palestrantes e participantes de todo o Brasil.

LEIA MAIS >> Lucinha Feitosa lidera campanha solidária ‘Doce de Leite do Bem’; saiba como ajudar

Campanha solidária da Fiec bate meta inicial e projeta arrecadar mais alimentos

Destaque

Concorrendo com 670 de instituições, a Associação Peter Pan também está entre as 100 Melhores ONGs do país no ano de 2020. Em 2019, a instituição foi eleita a Melhor ONG do Brasil, destacando-se em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Em sua quarta edição, o prêmio Melhores ONGs é fornecido pelo Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia em parceria com a Fundação Toyota, Fundação Lemann, Instituto Humanize e a Fundação Getúlio Vargas, sendo esta última responsável por avaliar os critérios.

A superintendente da Associação Peter Pan, Michele Holanda, explica o sentimento de ter a instituição selecionada pelo segundo ano consecutivo. “Nós, que fazemos a Associação Peter Pan, estamos muito felizes, mas muito felizes mesmo. Esse resultado é um reconhecimento ao nosso trabalho, que não começou agora, mas há 25 anos. É um prêmio que leva em consideração critérios muito importantes, como governança, transparência, recebimento de doações e muitos outros. Temos a alegria de dizer que aqui tem a união de muitos corações”, comenta

Serviço

Comemoração dos 25 anos da Associação Peter Pan

  • Dia: 10/04/2021
  • Hora: 14h
  • Transmissão: Programa Corpo e Estilo de Vida (TV Cidade)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE