Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Beach Park faz ação com crianças e adolescentes autistas em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência

4 dez 2019 | Notícias

Por Jéssica Colaço

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência teve programação especial no Beach Park: o parque aquático levou 130 crianças e adolescentes autistas da Associação Fortaleza Azul (FAZ) para um dia de atividades, na terça-feira. O passeio contou com a presença da jornalista, escritora e ativista pelos direitos do autismo Andréa Werner, autora do blog Lagarta vira Pupa e referência dentro da comunidade brasileira do autismo.

LEIA MAIS >> Beach Park é eleito terceiro melhor parque aquático das Américas

“A primeira barreira para o lazer inclusivo é a questão econômica, porque estamos num país muito pobre. No momento em que rompemos essa barreira econômica, tem o fato de que muitos pais não saem de casa porque sabem que o filho tem um comportamento diferente quando tem uma sobrecarga sensorial, pelo calor, pela emoção, então ele vai se jogar no chão e tem gente que não vai entender, vai achar que é uma criança mal criada”, argumentou Andréa.

A jornalista e ativista Andréa Werner e a diretora de MKT, Mídia e Conteúdo do Beach Park, Clarisse Linhares (Foto: Divulgação/ Igor de Melo)

Segundo ela, o autismo “não é uma coisa que tá no rosto”, o que dobra o julgamento e preconceito sofrido por famílias que têm crianças e adolescentes nessa condição.

“Os autistas têm uma atração irresistível por água e isso é perigoso, os pais têm que correr atrás das crianças o tempo inteiro e acaba sendo cansativo. Por todos esse motivos é tão difícil vir num lugar como esse, e também por isso é tão importante o parque ter se preparado para receber crianças autistas”, elogiou a jornalista.

A ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma parceria com o Sistema Integrado de Parque e Atrações Turísticas (Sindepat).

Um grupo de 130 crianças e adolescentes autistas teve um dia de atividades no Beach Park. (Foto: Divulgação/ Igor de Melo)

Transtorno do Espectro Autista

Condição presente em cerca de 2 milhões de brasileiros, o autismo é o termo comumente designado para se referir ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refere-se a uma série de desordens do desenvolvimento neural que levam a comportamentos estereotipados, dificuldades de comunicação ou comprometimentos de interação social.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está presente em 2 milhões de brasileiros. (Foto: Divulgação/ Igor de Melo)

É importante ressaltar que o Autismo não é uma doença, não tendo comumente características físicas que o categorizem, como acontece com outras síndromes ou transtornos.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE