Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cabelos afro: confira seis dicas para cuidado e manutenção dos fios

13 nov 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

No mundo da beleza, as tendências vêm e vão, mas uma parece ter chegado para ficar: o cabelo afro. Discussões sobre etnia têm ficado cada vez mais comuns com o passar dos anos; com elas, a valorização da própria natureza também tem aumentado. No entanto, com o boom no mundo dos cosméticos, produtos de todos os tipos passaram a ser industrializados, ampliando as dúvidas sobre como cuidar do cabelo em prol de uma aparência natural.

A cabeleireira Nely Mendes trabalha com todos os tipos de curvaturas de fios há cerca de 30 anos; há pelo menos 25 trabalha no Senac como instrutora de cursos de Beleza focados em cabelo, tendo, inclusive, treinado profissionais para competições de educação profissional. Ela destaca alguns cuidados específicos para quem tem cabelo afro, que contemplam variações de ondulado, cacheado e crespo.

Leia também >> Black Friday do Senac-CE tem cursos a partir de R$ 30

1. O shampoo deve ser aplicado somente na raiz dos fios

O cuidado começa a partir da lavagem. Deve-se considerar que o produto serve para limpeza dos frios, não hidratação. À medida que eles são aplicados na extensão dos fios, o ressecamento fica potencialmente ampliado. O fio necessita de condicionamento, que é melhorado com o condicionador.

2. Os fios não devem ser massageados

A profissional explica que um equívoco comum no banho é a massagem do cabelo durante a aplicação de produtos – normalmente, faz-se um movimento semelhante ao de lavagem de tecido, o que é errado. “Você não pode friccionar esse fio, pois ele fica com a cutícula muito aberta”, alerta, salientando que o movimento favorece a dilatação da cutícula, deixando o cabelo mais quebradiço. Essa ação dificulta a configuração dos cachos.

3. Os finalizadores são sempre uma opção

Também chamados de leave-ins, os finalizadores são utilizados para ajustar e modelar os fios. Os cabelos afro precisam de finalizadores com um percentual de gordura maior, que deve decrescer na proporção de lisura. Nely indica que o rótulo deve ser conferido no momento da compra. “O cliente precisa conhecer o que vai utilizar através da própria composição do produto”.

4. O cabelo precisa de cuidado para exposição ao sol

A cabeleireira ressalta que os produtos devem ter filtro solar na composição, os quais podem agir na prevenção de danos, já que há penetração de calor na fibra do cabelo.

“Você coloca um silicone, um dimetil, que não é apropriado para exposição ao sol”. Os óleos naturais, como os de coco e jojoba, também precisam de dosagem, pois a composição pode surtir efeitos indesejados. “É semelhante a você pegar uma gordura, passar numa frigideira e colocar no fogo: dá uma dilatação, mas a fibra vai começar a diluir”, exemplifica. Esse processo contribui, além da quebra, para o amarelamento dos fios.

5. O cabelo não pode ser penteado de qualquer jeito

O penteio necessita ocorrer numa condição específica: ele jamais deve ser feito com os fios secos. Mas atenção: o extremo oposto, com os fios escorrendo, também deve ser evitado. “Quando você sai com o cabelo muito molhado, agentes externos, como poeira, grudam na fibra e fazem com que ele fique sem brilho”, explica. Além disso, os pentes sempre devem ter os dentes largos, pois isso contribui na soltura dos fios.

6. Cuidados profissionais devem ser considerados

Ela ressalta que os profissionais buscados para o cuidar do cabelo devem ter experiência com o tipo em questão. Assim, eles saberão evitar produtos químicos, como os cremes alisantes, e técnicas, como as escovas orgânica e inteligente, contraindicadas para quem busca preservar o cacheado. “A proposta deve ser tratar, não agredir com produtos indesejados”.

Qualificação para profissionais da Beleza

Para além dos cuidados pessoais, quem deseja atuar na área da Beleza precisa se qualificar, atualizar e aperfeiçoar sempre. Para quem opta pela beleza como carreira, o Senac oferta diversos cursos nessa área. No Senac Reference ainda há vagas para turmas que começam em dezembro, como Cabeleireiro, Design de Cortes Femininos: Técnicas Avançadas e Escovista, além de Design de Sobrancelhas, Auto maquiagem, Maquiagem Avançada e Maquiagem para Noivas.

Com preços promocionais, por conta da Black Friday, também há aulas de Corte Feminino: Técnicas e Tendências; Penteados para Festas e Auto maquiagem, no Senac Reference. E no Senac Centro, as turmas são de Barba Estilizada, Alongamento de Unhas em Gel e Fibra de Vidro, Alongamento de Unhas: Técnica com Porcelana, Maquiagem: Higienização e Preparação da Pele, Técnicas e Tratamentos para Cuidados dos Pés.

Já no Senac Centro, para 2020, estão com inscrições abertas cursos como Barbeiro, Corte de Cabelo Masculino, Design de Sobrancelhas e Banho de Beleza.

Fotos: Istock by Getty Images

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE