Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Carreira científica de Fernando de Mendonça é celebrada pelo Troféu Sereia de Ouro

25 set 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Natural de Guaramiranga, o cientista Fernando de Mendonça está entre as personalidades homenageadas pelo Sistema Verdes Mares na 49ª edição do Troféu Sereia de Ouro. Aos 94 anos, o cearense é protagonista de um trajetória brilhante no âmbito da ciência espacial no Brasil, atuando como primeiro diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pesquisador para a Nasa e um dos responsáveis pela criação do Programa Espacial Brasileiro.

Na infância, a disciplina e a curiosidade para desbravar o espaço levaram Fernando a cursar aviação civil no Aeroclube durante a juventude e depois a se aventurar em aulas de instrutor de aviação. Sua carreira na Aeronáutica fundamentou-se no Rio de Janeiro, onde cursou a Academia da Força Aérea. Em São Paulo, cursou Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, entre 1959 e 1961, fez doutorado na Universidade de Stanford, na Califórnia, na área de Radiociência. Ainda trabalhou como Oficial Aviador na Força Aérea Brasileira e foi Aviador Naval da Marinha dos Estados Unidos.

Fernando de Mendonça foi convidado a palestrar no TEDx Fortaleza em 2012. Foto: Youtube

Nos EUA, atuou como cientista visitante, com apoio da Nasa. Foi ainda diretor científico do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, precursora do Inpe, onde ocupou o cargo de primeiro diretor-geral.

Fernando também teve papel crucial na construção do Programa Espacial Brasileiro, na busca de pesquisadores e na formulação da estrutura do projeto. A iniciativa atua na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias de satélites, de veículos lançadores e exploração espacial.

Nos dias atuais, o cientista trabalha no setor privado e investe na área de telecomunicações via satélites, além de representar corporação norte-americana do setor espacial. Seus esforços agora se voltam para a criação de um instituto de pesquisas científicas e tecnológicas especializado em energias limpas e alternativas no Ceará.

Assim como Fernando de Mendonça, serão homenageados com o Troféu Sereia de Ouro em 2019, a desembargadora Iracema do Vale, o artista Espedito Seleiro e o médico Sulivan Mota.

>> LEIA TAMBÉM: Iracema do Vale | Conheça trajetória de magistrada que receberá Troféu Sereia de Ouro

Foto principal: Inpe

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE