12 maio 2025 | Notícias
Na última sexta-feira (2), o Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (COINTEC) ocupou a Casa da Indústria para uma reunião sobre o ecossistema de inovação e o desenvolvimento tecnológico do setor produtivo, com a apresentação de projetos desenvolvidos no estado. O encontro contou com a presença de representantes de instituições parceiras e do presidente do conselho, Marcos Soares.
LEIA MAIS >> FIEC entrega Medalha do Mérito Industrial 2025 em cerimônia
IEL Ceará, Sebrae e Sindroupas fazem visitas estratégicas para prospecção de inovações na moda
Primeira reunião presencial do COINTEC desde 2020, o momento conduzido por Soares marcou a retomada do órgão consultivo de forma integral, debatendo iniciativas em desenvolvimento no estado e o avanço de pesquisas sobre inovação no setor. Participaram do encontro gestores do SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL Ceará, Observatório da Indústria do Ceará e Centro Internacional de Negócios (CIN), além de autoridades da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Tarcísio Bastos, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, aproveitou o encontro para apresentar a plataforma Rede de Oportunidades, projeto resultante da articulação entre colaboradores do SENAI Ceará, SESI Ceará e IEL Ceará, com o apoio do Observatório da Indústria do Ceará e a participação de parceiros como SEBRAE, FINEP, Faculdade Luciano Feijão, INCUBAUECE e NINNA Hub.
“Trata-se de uma plataforma que organiza, em um único ambiente, todas as informações sobre recursos disponíveis para inovação — recursos reembolsáveis e não reembolsáveis — e que se coloca à disposição das empresas, especialmente aquelas interessadas em desenvolver projetos, pois a expertise do SENAI está estruturada justamente para oferecer esse apoio”, explicou Bastos sobre o projeto.
Em seguida, a reunião recebeu a apresentação da UFC Inova, Agência de Inovação da UFC. Barros Neto, pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC, destacou o objetivo da unidade, que visa integrar todos os setores envolvidos nos fluxos de inovação e empreendedorismo da instituição de ensino superior, conectando academia e sociedade por meio de negócios de impacto.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também participou do encontro, apresentando duas iniciativas desenvolvidas no estado: a primeira, a unidade Bio-Manguinhos, conduzida pela gerente do projeto Bio-CE da Fiocruz, Lorena Drummond Loureiro; a segunda, os cursos técnicos oferecidos pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, detalhados pelo analista de gestão em saúde Luís Fernando Pessoa.
Loureiro abordou, ainda, a construção do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE), no município do Eusébio (CE). Fruto da parceria entre a Fiocruz e o Governo do Estado do Ceará, a iniciativa visa à produção de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) para biofármacos utilizados no tratamento de doenças crônicas, inflamatórias e oncológicas.