Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ceará vai monitorar praias usando fotos de turistas e moradores

16 jun 2021 | Notícias

Por Redação

A Praia do Pacheco, em Caucaia, recebeu a estação piloto de monitoramento com ajuda do público. (Foto: Reprodução/ @lasuitepraiahotel)

As praias do litoral cearense poderão contar, em breve, com a parceria de turistas e moradores para monitorar avanço e recuo do mar e mudança da linha de costa, por exemplo. Trata-se do projeto CoastSnap Ceará, que se utiliza do fluxo de pessoas que circulam por pontos específicos da costa, e das fotos retiradas por esses visitantes, para construir um banco de dados que poderá fornecer previsões sobre a resposta da praia frente às mudanças ambientais e às formas de uso e ocupação.

LEIA MAIS >> Você achava que sabia tudo sobre essas áreas verdes do Ceará

Isabela Franklin detalha ação ambiental em Flecheiras

A iniciativa é inspirada em um projeto desenvolvido na Austrália e, no Ceará, é tocado a partir de uma parceria entre Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace), com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Water Research Laboratory, da University of New South Wales (UNSW) de Sydney, Austrália.

A estação piloto está instalada na Praia do Pacheco, em Caucaia, ao lado do La Suite Praia Hotel. No ponto específico, existe um suporte para celular e uma placa com instruções para a captura e compartilhamento das fotos. Ao publicar a imagem nas redes sociais usando a hastag #CoastsnapPacheco, o turista ou morador alimenta o banco de dados do projeto.

A ideia é que, nos próximos anos, todo o litoral do Ceará possa ser monitorado de forma inovadora e com baixíssimo custo com o apoio de todos. Essa abordagem é chamada de ciência cidadã e visa o engajamento popular para o cuidado com as praias e produção de dados científicos. Assim, políticas públicas podem ser executadas com maior precisão.

Mais informações podem ser consultadas no Instagram oficial do projeto, @coastsnapceara.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE