Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cientista americana é a 4ª mulher na história a vencer o Prêmio Nobel de Física

6 out 2020 | Notícias

Por Redação

Foram anunciados, nesta terça-feira (6), os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2020. O britânico Roger Penrose, o alemão Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Ghez foram contemplados por suas descobertas sobre um dos fenômenos do buraco negro. Com a honraria, a astrônoma estadunidense se tornou a quarta mulher na história a conquistar o Nobel na categoria.

LEIA MAIS >> Mulheres na Ciência: veja o especial do Site MT em parceria com a Unifor

Conheça Denise Aguiar, secretária executiva de Políticas para Mulheres do Ceará

O professor da Universidade de Oxford, Roger Penrose, ficou com metade do prêmio pelo trabalho, realizado por ele, que utiliza a matemática para provar que os buracos negros são uma consequência direta da teoria geral da relatividade. Já Reinhard Genzel, do Instituto Max Planck e da Universidade da Califórnia, Berkeley, e Andrea Ghez, da Universidade da Califórnia, Los Angeles, dividiram a outra metade por descobrir que um objeto invisível e extremamente pesado governa a órbita das estrelas no centro da nossa galáxia.

“As descobertas dos laureados deste ano estabeleceram novos parâmetros no estudo de objetos compactos e super massivos”, ressaltou David Haviland, presidente do comitê do Nobel de Física, ao anunciar o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a 1,1 milhão de dólares. “Mas esses objetos exóticos ainda apresentam muitas questões que imploram por respostas e motivam pesquisas futuras.”

O Nobel de Física é a categoria com maior predomínio masculino entre os seis prêmios.Andrea Ghez é somente a quarta mulher a conquistar o Nobel de Física, depois de Marie Curie, em 1903; Maria Goeppert Mayer, em 1963, e Donna Strickland, em 2018.

Os vencedores do Prêmio Nobel 2020 estão sendo anunciados esta semana.O prêmio de Física é o segundo Nobel deste ano a ser anunciado, depois que três cientistas venceram a premiação de medicina na segunda-feira (5) pela descoberta da Hepatite C.

A mulher na Lua

Em setembro, a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou os planos para uma nova missão à Lua que vai incluir um homem e uma mulher. Até o momento, 12 astronautas – todos homens, já visitaram o satélite, o primeiro deles foi o norte-americano Neil Armstrong.

A primeira vez que o homem esteve na Lua foi em 1969, com a missão Apollo 11. Pelo mesmo programa, em 1972, a Nasa realizou a última viagem tripulada ao satélite. Já a primeira vez da mulher na Lua deve ocorrer em 2024, na missão Artemis 3, terceira fase do Programa Artemis.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE