5 jun 2025 | Notícias
O Cineclube Delas – arte feita por mulheres realiza sua quarta sessão, neste sábado, 07 de junho, na Videoteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), com exibição do documentário “A História Não Contada de Alice Guy-Blaché”, de Pamela B. Green – uma homenagem à cineasta Alice Guy-Blaché, considerada a primeira diretora da história do cinema.
LEIA MAIS >> Ceará em Cannes: conheça o projeto Director’s Factory que levou curtas cearenses ao festival de cinema francês
Dani Gondim marca presença no Festival de Cannes vestindo Kalil Nepomuceno
O filme investiga a vida e a obra da diretora francesa, destacando seu pioneirismo e sua significativa contribuição para o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e os desafios enfrentados para que seu legado fosse reconhecido. Após a exibição, o público é convidado a participar de uma roda de conversa sobre a trajetória de Alice Guy-Blaché e o protagonismo das mulheres no audiovisual contemporâneo com a artista e pesquisadora cearense Renata Cavalcante. A sessão contará também com uma intervenção de bordado coletivo como forma de promover um momento de criação, troca e expressão artística coletiva.
Com produção da Vermelha – Ateliê de Cultura, o Cineclube Delas é voltado à valorização da produção artística feminina, por meio da exibição de filmes que narram histórias de mulheres artistas, e atividades que promovem o pensamento crítico, a escuta sensível e a formação de público para o cinema. O projeto promove sessões semanais, gratuitas e itinerantes, entre maio e julho, em diferentes espaços culturais de Fortaleza. Cada encontro oferece exibição de filmes, conversas com artistas convidadas e intervenção de bordado coletivo, criando um espaço de escuta, pensamento crítico e representatividade para as mulheres nas artes.
A programação itinerante já contou com três sessões no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, homenageando o grupo mineiro Matizes Dumont com a bordadeira Lúcia ferreira, o protagonismo feminino no samba com a cantora Gabi Nunes e Anita Malfatti em diálogo sobre as artes visuais, com a participação de Simone Barreto. Já no mês de junho chega à videoteca da Unifor, com homenagem ao pioneirismo de Alice Guy Blachè no cinema. Até o mês de julho, o cineclube passará pelo Museu de Arte da UFC, Biblioteca Pública do Estado do Ceará e Museu da Fotografia Fortaleza. Para mais informações e inscrições: @delascineclube.