Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Publieditorial

Como escolher a atividade física ideal para você

9 fev 2022 | Notícias

Por Redação

A profissional de Educação Física do Sesc Fortaleza, Thays Silva, indica alguns critérios que podem ajudar nessa missão

Para além da musculação, o Sesc Fortaleza oferece atividades para toda a família: desde as crianças, adultos e até idosos (Foto: Reprodução/Unsplash)

O hábito de praticar exercícios já se tornou comum na vida de muita gente. Seja para cuidar da saúde ou relaxar, eles são ótimos aliados quando o assunto é melhorar a disposição e a vitalidade. Mas como escolher a atividade física ideal para você? A profissional de Educação Física do Sesc, Thays Silva, indica alguns critérios que podem ajudar nessa missão.

LEIA MAIS >> Quatro áreas do mercado da beleza para investir e se destacar em 2022

Mercadinhos São Luiz lança documentário sobre hábitos saudáveis e sustentáveis

“O ideal é escolher a modalidade a qual mais se identifica, assim você consegue ter mais assiduidade nela. Fazer com prazer, sabe? Além disso, você também precisa levar em consideração sua necessidade e objetivos. Quer emagrecer, ou hipertrofiar? Quer reabilitar após uma cirurgia ou lesão? Pensar nessas questões é primordial na hora de escolher a modalidade perfeita para você”, orienta.

Além da musculação, o Sesc Fortaleza oferece atividades para toda a família: desde as crianças, adultos e até idosos. O público infantil pode aproveitar as turmas de natação, judô e karatê. Já os adultos e idosos podem praticar ginástica, hidroginástica, natação e yoga, além das artes maciais que são karatê, boxe e capoeira, e os esportes de quadra, como vôlei, basquete e futsal. Veja os benefícios de algumas atividades disponibilizadas:

Natação

Exercitando diversos grupos musculares e articulações do corpo, a natação contribui para a qualidade de vida e pode ser praticada em qualquer idade. O esporte melhora a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, a flexibilidade e resistência, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, a natação é uma prática que ajuda a aliviar as tensões do dia-a-dia e, quando praticada na intensidade correta, pode contribuir na redução da gordura corporal. A natação no Sesc é  uma aula que promove o aprendizado e o aperfeiçoamento das técnicas dos cinco estilos (crawl, costas, peito, borboleta e medley) e, em níveis mais avançados, as saídas e viradas.

Vôlei

Excelente para o desenvolvimento da capacidade aeróbica do indivíduo, o vôlei também é ótimo para o fortalecimento da musculatura, principalmente dos braços, e membros inferiores. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de aumentar a agilidade e desenvolver a coordenação motora. Por ser um jogo coletivo, o voleibol favorece a socialização e o trabalho em equipe, reforçando valores como disciplina, respeito e companheirismo. No Sesc, o esporte tem caráter educativo com aulas que proporcionam a aprendizagem e aperfeiçoamento dos seis fundamentos básicos: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio, recepção e defesa.

O karatê proporciona condicionamento cardiovascular e muscular, além de desenvolver a coordenação motora e visual (Foto: Reprodução/ Unsplash)

Karatê

Arte marcial milenar que ensina técnicas de ataque e defesa pessoal, o karatê proporciona condicionamento cardiovascular e muscular, desenvolve a coordenação motora e visual, além da mobilidade das articulações. Ele ajuda também no desenvolvimento da paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco além de contribuir na construção da confiança, e no desenvolvimento do auto-controle, da serenidade e a paz.

Ginástica

Trabalhando diferentes grupos musculares por meio de uma aula coletiva, a ginástica consiste em uma sequência de exercícios, variando o número de repetições, de séries, os pesos e os acessórios utilizados. Isso garante a individualidade dos alunos, ou seja, mesmo em uma aula em grupo, o aluno poderá adequar a intensidade à sua condição física. A ginástica é uma atividade para diversos públicos que, além de proporcionar o desenvolvimento da força muscular, contribui na melhoria do condicionamento cardiovascular, das habilidades, como agilidade, equilíbrio e coordenação. Aumenta também a capacidade respiratória e auxilia na manutenção e na redução do peso. É, ainda, uma ótima maneira de fazer novos amigos, contribuindo para o bem-estar e fortalecimento da autoestima.

Segundo Thays Silva, quando você começa a praticar atividades físicas, um ciclo de benefícios acontece no corpo. “Uma coisa desencadeia outra. O benefício começa no corpo, com o fortalecimento da musculatura e organismo, além do ganho de massa magra, que por consequência repercute na liberação hormonal trazendo a você uma sensação de prazer após a prática, que finaliza no bem-estar social pelo convívio com outras pessoas e consigo mesmo, através do autocuidado. Na prática do exercício físico temos a chave para um envelhecimento saudável, aliado a uma boa alimentação”, finaliza.

Para mais informações sobre disposição de turmas e valores no Sesc Fortaleza entre em contato pelo telefone 0800 275 5250.

Serviço

Sesc – Unidade Fortaleza
Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro – Fortaleza-CE
Contato: 0800 275 5250

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE