Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Confira as principais tendências de negócios para empreender em 2022

20 jan 2022 | Notícias

Por Redação

De acordo com levantamento recente feito pelo Sebrae, só no primeiro semestre de 2021 foi verificado um aumento recorde na abertura de micro e pequenas empresas no Brasil

Ponto importante que os empreendedores devem estar atentos são as tendências de consumo e perfil do público em 2022 (Foto: iStock)

Após dois anos de incertezas e instabilidade, o mercado volta a aquecer com novas oportunidades para quem deseja empreender. Segmentos que já vinham em alta, agora ganham ainda mais visibilidade. Outros negócios que se mostraram promissores durante a pandemia de Covid-19 também despontam como tendência para 2022.

LEIA MAIS >> José Gomes da Costa assume presidência do Banco do Nordeste

Cearense integra a lista de Melhores Padeiros do Brasil

De acordo com levantamento recente feito pelo Sebrae, só no primeiro semestre de 2021 foi verificado um aumento recorde na abertura de micro e pequenas empresas no Brasil. O crescimento foi de 35% em comparação com o mesmo período de 2020, índice considerado o maior desde 2015, o que mostra como o empreendedorismo está ganhando força no país.

Outro ponto importante que os empreendedores devem estar atentos, são as tendências de consumo e perfil do público em 2022.

Consumo

Com a retomada gradativa dos principais setores econômicos, tivemos um impacto direto no potencial de consumo das pessoas. Segundo dados do IPC Maps, o consumo no Brasil deve girar em torno de R$ 5,1 trilhões em 2021, um aumento de 3,7% em relação a 2020.

Já a pesquisa da WGSN mostra uma mudança na cultura dos consumidores, que passam agora a ser mais seletivos e criteriosos em suas decisões de compra.

Todos esses dados mostram que, para aproveitar as novas oportunidades de negócio, é preciso um olhar estratégico não só para as tendências do mercado como também para o público que se deseja conquistar.

Segmentos promissores

O digital segue em alta para 2022. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, sete dos 15 negócios mais promissores para 2022 estão 100% no digital. Entre eles, podemos destacar consultoria de marketing digital, criação de infoproduto, especialização em Facebook Ads e Google Ads e marketing de afiliados. 

Outros segmentos com bastante potencial de investimento para o ano que começa são os clubes de assinaturas, segmento de educação, franquias, mercado de artesanato e estética. Ainda que esses negócios não estejam exclusivamente online, criar estratégias que incluam as principais tendências digitais é fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Dicas

Conheça seu público e aposte na inovação. Mesmo que o mercado esteja favorável para quem deseja investir na própria empresa em 2022, é preciso planejamento e visão estratégica. Por isso, conhecer e estudar o seu público-alvo é o primeiro passo para se preparar bem para as oportunidades de negócios do próximo ano.

Além disso, é necessário ter a inovação no DNA do negócio. Com um mercado cada vez mais competitivo, o uso de novas tecnologias, ferramentas e práticas de gestão criativas, investimento em sustentabilidade são algumas das ações que você adotar para fazer com que o seu negócio desponte em 2022.

Com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e na aceleração de pequenos e médios negócios, o Sebrae possui diversos programas que auxiliam os empresários no desenvolvimento das empresas. 

Além de conteúdos voltados para gestão estratégica, a entidade procura trazer boas práticas de mercado para aqueles que estão começando a empreender.

De acordo com os especialistas do Sebrae, há três cuidados fundamentais que o futuro empreendedor precisa estar atento antes de começar seu negócio: mercado, concorrência e capital inicial.

O mercado é o primeiro ponto a ser analisado antes de abrir uma empresa. É preciso fazer um estudo para ver se existe público e oportunidades de crescimento no segmento de interesse. Ainda que a aposta seja em uma das tendências de negócio para 2022, é preciso analisar se você está preparado para abraçar esse mercado a médio e longo prazo.

Outra questão fundamental para o novo empreendedor é a análise de concorrência. Ainda que o negócio seja interessante e inovador, é preciso identificar se o segmento escolhido não está saturado. Aqui, uma análise de pontos fortes e fracos pode ser interessante para medir o potencial do negócio frente a sua concorrência.

Por último, é preciso ter em mente a importância do capital inicial antes de iniciar um negócio. Faça um planejamento financeiro, estude o potencial de lucratividade do negócio a curto, médio e longo prazo. Procure ter uma reserva para emergência e esteja preparado caso o negócio não dê certo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE