Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça o escritor cearense Stênio Gardel, vencedor do National Book Award nos EUA

27 mar 2024 | Notícias

Por Redação

Ganhador de um dos prêmios mais importantes da literatura é destaque da Revista MT

Conheça o escritor cearense Stênio Gardel, vencedor do National Book Award nos EUA
Stênio Gardel é o autor de “A Palavra Que Resta”, seu romance de estreia, que explora a força da memória e da linguagem na construção da identidade (Foto: Gabriel Rissi)

Quando criança, Stênio Gardel ganhou uma máquina de escrever da mãe. O presente tinha um significado especial: era a fé e confiança da matriarca de que o filho seria um escritor. A suspeita de mãe estava certa e mirava o futuro – hoje, Stênio é o primeiro escritor de língua portuguesa a ser laureado com o National Book Award for Translated Literature, prêmio estadunidense e um dos mais importantes da literatura.

LEIA MAIS >> Revista Márcia Travessoni ed. 26: Susana Clark Fiuza

Fernando Cirino fala sobre trajetória entre a indústria e o empreendedorismo

Natural de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, Stênio Gardel é o autor de “A Palavra Que Resta“, seu romance de estreia, que explora a força da memória e da linguagem na construção da identidade. “Sou uma pessoa muito nostálgica, talvez por isso o que eu escrevo tem essa carga”, comenta o autor, ao refletir sobre a estrutura de seu romance e as temáticas que lhe são mais caras.

Livro “A Palavra Que Resta” (Foto: Gabriel Rissi)

Gardel é engenheiro civil e servidor do TRE-CE, mas também um apaixonado pela literatura. Aos 12 anos, um dos primeiros livros que o escritor leu foi “O Cão dos Baskervilles”, de Arthur Conan Doyle. “Fiquei fascinado pelo mistério e pela sagacidade do Sherlock”, conta. Desde então, ele desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita, buscando emocionar os leitores com suas próprias histórias.

Desde que foi publicado pela Companhia das Letras em 2021, “A Palavra Que Resta” é um sucesso de vendas da Amazon nas categorias Literatura Gay e Ficção. O autor comemora o reconhecimento dos leitores e a repercussão da obra, que já foi traduzida para o italiano e adotada em grupos de professores da rede municipal de São Paulo.

Leia a matéria na íntegra, acessando a 26ª edição da Revista MT.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE