Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fernando Cirino fala sobre trajetória entre a indústria e o empreendedorismo

20 mar 2024 | Poder

Por Redação

Legado vivo na economia cearense, Fernando Cirino Gurgel é destaque da 26ª edição da Revista MT

Fernando Cirino Gurgel fala sobre trajetória de negócios no desenvolvimento do Ceará
Hoje, Fernando Cirino Gurgel trabalha à frente de negócios em expansão nas áreas de planejados e energias renováveis (Foto: Gabriel Rissi)

Com apenas 18 anos, Fernando Cirino Gurgel recebeu a primeira missão profissional: trabalhar na empresa da família, a Fundição Cearense, que já era centenária. À época, seu pai se dedicava à agricultura e havia deixado a empresa “hibernando”. 

LEIA MAIS >> Revista Márcia Travessoni ed. 26: Susana Clark Fiuza

Liliane Meira, curadora da Galpão Design, fala sobre as tendências de mobílias em 2024

Fernando aproveitou a oportunidade e fez daquela experiência única. “Tive que me virar nos trinta”, relembra. Assim começava a carreira profissional de um dos empresários com legado mais notório no cenário econômico cearense. 

Fazendo um balanço da sua trajetória, avalia que, nela, há muito dos valores adquiridos no seio familiar: gestão, liderança, estratégia e, sobretudo, confiança. Hoje, orgulhoso, acredita que fez um trabalho de valioso impacto.

Ainda jovem, também aceitou o desafio de conduzir a Durametal, considerada a mais antiga fundição do país, trazendo na bagagem muitas experiências à frente de empresas e negócios desenvolvidos no Ceará. E mais do que isso: o apoio e as diretrizes dos pais, José Célio Gurgel e Silene Gurgel.

A confiança dos patriarcas o inspirou para contribuir com o estado. Atualmente, o empresário atua em áreas diversas da economia, com negócios na Região Metropolitana de Fortaleza, em Beberibe e no Rio Grande do Norte. 

É apaixonado pelo que faz e gosta de participar de cada processo: “sempre gostei de estar dentro da indústria, mas as responsabilidades acabam chamando a gente para se dedicar aos planejamentos e escritório”, brinca. 

Hoje, à frente de negócios em expansão nas áreas de planejados e energias renováveis, com inúmeros títulos de presidência, como da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Ceará e do Centro Industrial do Ceará (CIC), Fernando celebra sua atualização e imersão em cenários cada vez mais contemporâneos. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE