Com a vida cada vez mais atribulada dos pais, que normalmente permanecem o dia todo no trabalho, a realidade educacional brasileira vem mudando gradativamente. Manter os filhos na escola deixou de ser um luxo e passou para o campo da necessidade. Obviamente, além da segurança e do cuidado, o período integral precisa oferecer benefícios para a formação do aluno. De acordo com pesquisa divulgada pelo Censo Escolar, o percentual de alunos estudando em tempo integral tem crescido bastante nos últimos anos. Contudo, as escolas precisam estar preparadas e o Ari de Sá é um bom exemplo de organização de um Sistema de Turno Integral de referência. As vantagens são múltiplas, como o desenvolvimento efetivo de potenciais dos estudantes.

Conversamos com a coordenação do Colégio Ari de Sá e tiramos todas as dúvidas. Confira!

COMO FUNCIONA O STI – SISTEMA DE TURNO INTEGRAL?

Após as aulas do turno da manhã, o aluno terá o período da tarde dedicado à resolução das tarefas de casa e à prática de atividades extracurriculares. Para as crianças da Educação Infantil, o cuidar é o objetivo principal do STI. Por meio das atividades lúdicas, o desenvolvimento das crianças é estimulado. A partir do Infantil II, também são ofertadas aulas de natação. Para os alunos do Infantil V ao 5º ano, são ofertadas atividades diversificadas, como: oficina de leitura, dança, natação, futsal, piqueniques, teatros, oficina de culinária, projeções de filmes, apresentações artísticas etc. Para os alunos do 6º ano, o principal objetivo é o foco nos estudos.

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS?

  • Ao desenvolvimento da autonomia da criança no processo de aprendizagem com acompanhamento e orientação de suas tarefas escolares;
  • À formação do hábito de estudo e ao cumprimento de suas responsabilidades;
  • Ao convívio com colegas em uma relação de ajuda recíproca;
  • à utilização do tempo com atividades saudáveis que contribuam para seu desenvolvimento social, intelectual e motor.

COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO DAS TAREFAS?

Durante a resolução de tarefas, a criança aprende a estudar acompanhada por professoras especializadas. Ela é estimulada a pensar e pesquisar para construir suas respostas. Ao longo da etapa, é oferecido reforço para os alunos que apresentarem rendimento escolar abaixo do esperado. No período de provas, são feitas revisões dos conteúdos.

E A ALIMENTAÇÃO?

O almoço, no refeitório da Escola, é opcional. O cardápio é elaborado cuidadosamente pela nutricionista da Escola para atender às necessidades nutricionais da criança. Mensalmente, os pais recebem o cardápio para efeito de acompanhamento. Durante o almoço, as crianças são assistidas por uma equipe que as orienta na formação de bons hábitos alimentares, posturas adequadas à mesa, além de incentivar o uso da língua inglesa.

Após o almoço, tem o horário do soninho para as crianças da Educação Infantil e atividades relaxantes para as crianças do Fundamental I em espaços como: sala de repouso, biblioteca e laboratório de informática. A criança que optar almoçar em casa deverá retornar à Escola às 13h30min, para as atividades do período da tarde.

COMO TERMINA O DIA?

As atividades das crianças da Educação Infantil encerram-se às 17h50min, e das crianças do 1º ao 6º ano, às 18h. O restante de seu dia é dedicado ao aconchego e à convivência com a família sem preocupações com as tarefas escolares. É muito importante que os pais conversem com seus filhos sobre as atividades desenvolvidas por eles durante o dia.

O fato de as crianças estarem o tempo todo ocupadas, com atividades orientadas e dirigidas, faz o STI ganhar a total aprovação da família. Especialmente porque os pequenos não deixam de se divertir e de terem momentos leves na escola. Afinal, o brincar dentro do ensino integral é entendido como uma potência, uma ferramenta para o aprendizado.

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