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Descubra os benefícios do chocolate e saiba por que você pode comer sem culpa

Por Tainã Maciel
Descubra os benefícios do chocolate e saiba por que você pode comer sem culpa
No Dia Mundial do Chocolate, o Site MT elenca seus benefícios e explica como o alimento pode estar associado à saúde (Foto: iStock)

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Seja para presentar uma pessoa amada ou adocicar a vida, o sabor da iguaria conquistou, e conquista, muitas gerações e culturas. Nesta terça-feira (7), Dia Mundial do Chocolate, o Site MT elenca seus benefícios e explica como o alimento pode estar associado, sim, à uma vida saudável e livre de culpa. A nutricionista clínica Larah Nóbrega lembra que os chocolates, principalmente as opções mais ricas em cacau, podem te deixar mais feliz.

“Eles fornecem ao organismo o triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina. Este é o neurotransmissor responsável pela melhora do humor, do sono e do apetite”, afirma.

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Os benefícios do cacau, considerado um super alimento, vão além de um dia mais alegre. “Ele é extremamente rico em polifenóis que possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres associados aos diversos distúrbios do nosso corpo, e ação anti-inflamatória, sendo essencial para manter o nosso corpo em equilíbrio e livre de doenças, diz Larah.

O cacau pode gerar vários benefícios ao corpo (Foto: Divulgação)

Segundo a nutricionista, o cacau é um poderoso aliado no período da famosa tensão pré-menstrual. “Durante os ciclos de TPM e menstruação, o corpo é mais sensível ao consumo do chocolate exatamente porque a serotonina fica baixa e o cacau presente no chocolate traz um aumento rápido”, lembra. Ele também possui minerais como zinco, magnésio, fósforo, potássio, ferro, selênio e cálcio, minerais envolvidos em diversas reações importantes para a manutenção da saúde.

Quantidade

Para usufruir dos benefícios do chocolate é preciso estar atento à quantidade. Larah orienta a quantidade ideal para o consumo. “Por dia eu diria que de 10g a 20g seria aceitável, isso considerando um contexto de vida e uma alimentação diária saudável. Dê preferência às opções de cacau 70%, onde a quantidade da fruta é maior e com ela vem o benefício. Fuja das versões diet e light‘ de chocolates. Não que o açúcar seja benéfico, mas os adoçantes também não são nem um pouco, principalmente os artificiais”, alerta.  

De acordo com a nutricionista, conferir o rótulo e a composição dos produtos pode garantir que você leve a melhor opção para casa. “Verifique para saber a quantidade de gordura vegetal hidrogenada presente e opte por aqueles isentos de açúcares ou que na lista de ingredientes esse item esteja em penúltimo ou último lugar”, orienta.

Nutricionista clínica Larah Nóbrega (Foto: Reprodução/Instagram)

Você gosta de comer chocolate, mas sente culpa depois? A nutricionista Larah Nóbrega comentou sobre o ato de associar o consumo do doce à uma prática negativa. “Costumo dizer que a regra justifica a exceção. Se isso não for feito de forma corriqueira não há problema. Não se culpe, saboreie e desfrute desse momento que lhe proporciona tanto prazer com consciência e atenção plena“.

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