17 jun 2025 | Notícias
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra o mês da diversidade com uma programação especial que inclui rodas de conversa, shows, exposições e uma Pré-Parada. As atividades dialogam com a 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que acontece no dia 29 de junho, em Fortaleza, com o tema “Quem chora por nós? Visibilidades, orgulho e direito de envelhecer”, proposto pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB).
LEIA MAIS >> Filme biográfico de Ney Matogrosso estreia na Netflix
Pinacoteca do Ceará recebe exposição em parceria com MAM São Paulo
A programação começa na quarta-feira, 18, às 16h, com o evento “Diversidade à Mesa”, um momento de acolhimento entre as pessoas LGBTQIAPN+ que fazem parte da equipe do Instituto Dragão do Mar, incluindo o Centro Dragão do Mar e quem mora nos territórios vizinhos, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola. O encontro contará ainda com um coffee break e um pocket show do artista cearense trans OTTO – figura de destaque na cena cultural trans que já participou de eventos importantes como Transtcholagi, Transfestival e apresentações na Pinacoteca do Ceará, Dragão do Mar e Estação das Artes.
Já no dia 22 de junho, domingo, a partir das 18h, acontece no Dragão do Mar a Pré-Parada da Diversidade, organizada pela ONG Casa de Andaluzia em parceria com a Loja Utopia. A festa acontece na Varanda dos Museus e promete uma noite de celebração cultural, reunindo arte, música, literatura e a cultura ballroom.
A programação começa com a inauguração da exposição “Intimidade”, dos artistas Luiz Fernando Oliveira e Wendy Candy, trazendo retratos artísticos de pessoas trans, travestis e transexuais. Logo em seguida, às 18h30, acontece a apresentação do livro “Dado o nome: Narrativa de humanidade de travestis”, da autora Dediane Souza, uma obra que discorre sobre o reconhecimento e valorização das histórias e identidades de pessoas trans.
A partir das 19h, acontece a apresentação das transformistas Claryce Reiis, Alessandra Oliveira e Flavia Fontenelle, artistas que exploram o gênero como performance e provocação. Simultaneamente, o grupo Afeminyx apresenta o The Pride Ballshow, uma celebração da cultura ballroom com batalhas de vogue, desfiles e muita atitude, em um tributo à arte e resistência. Encerrando a noite, às 20h, será realizada a entrega dos prêmios Arco-Íris, que homenageiam pessoas e instituições cearenses e brasileiras que se destacam no apoio à comunidade LGBTQIAPN+.
Diversidade à Mesa – Dragão de toda gente
Quando: 18 de junho, a partir das 16h
Onde: Arena Dragão do Mar.
Gratuito. 18 anos.
Pré-Parada Orgulho LGBTQ+
Quando: 22 de junho
18h – Inauguração da exposição “Intimidade” de Luiz Fernando Oliveira e Wendy Candy
18h30 – Apresentação do livro “Dando o Nome: Narrativa de humanidade de travestis” de Dediane Souza
19h – Show das Transformistas: Claryce Reiis, Alessandra Oliveira e Flavia Fontenelle
19h – Afeminyx Presents: The Pride Ballshow
20h – Entrega dos prêmios Arco Íris
Onde: Varanda dos museus. Gratuito.