Uma das principais vozes do feminismo negro na atualidade, a filósofa Djamila Ribeiro marcou presença no primeiro dia do Mundo Unifor 2019, nesta quarta-feira (16). A escritora realizou a palestra “Ética & Narrativas em um mundo em Transformação” e abriu espaço para uma sessão de autógrafos que lotou a Praça Central da Universidade de Fortaleza.

Djamila Ribeiro no Mundo Unifor

Dona de um estilo único de análise sobre a conjuntura político-social brasileira, Djamila é uma das filósofas que mais tem conquistado espaço na internet e arenas de discussão.

VEJA MAIS >> Djamila Ribeiro e Tabata Amaral entre as mulheres mais influentes do mundo

“Entender as bases do racismo é fundamental para o debate sobre o lugar de fala honesto. Se a mulher negra está na base alguém está criando uma hierarquia que não é natural”, falou Djamila no encontro.

Segundo ela, desnaturalizar os privilégios é essencial para a compreensão de que alguns grupos não acessam certos direitos. “Entender o lugar social da branquitude é importante para que a gente consiga entender a existência desses outros grupos”, palestrou.

Djamila Ribeiro e Márcia Travessoni

A ativista coleciona reconhecimentos aqui, no Brasil, e no exterior. O mais recente foi o prêmio Prince Claus Award, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda. Com um olhar para além do meio acadêmico, Djamila abordou questões presentes no país.

“Pensando o lugar social das mulheres negras no Brasil e olhando as nossas experiências não temos dados muito bacanas. Alto índice de mortalidade materna, violência doméstica e sexual, além da falta de acesso aos direitos básicos“, falou Djamila.

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestra em Filosofia Política na mesma instituição, a acadêmica possui dois livros publicados: “O que é Lugar de Fala” (Letramento, 2017) e “Quem tem Medo do Feminismo Negro” (Companhia das Letras, 2018), lançados em Fortaleza nesta edição do Mundo Unifor, com sessão de autógrafos lotada.

Sessão de autógrafos com Djamila Ribeiro

Ética e estética

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. Além de Djamila Ribeiro, a programação incluirá palestras com outras personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, nesta quinta-feira (17), o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer.

Foto: Divulgação

Paralelamente, até o dia 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, está em exibição de 10 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020.

Serviço
Mundo Unifor 2019
Dias: 16 a 19 de outubro
Local: Praça Central da Universidade de Fortaleza (Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
Programação completa no site
Acesso gratuito
Mais informações: (85) 3477.3000

Fotos: Alex Campêlo