Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Erika Barreto lança livro em Fortaleza sobre autonomia de pessoas com deficiência

16 jan 2020 | Notícias

Por Tainã Maciel

A conquista da independência é um processo comum e necessário na vida. Para pessoas com deficiência física, não é diferente. A pedagoga cearense Erika Barreto, radicada na Suíça há 10 anos, aborda autonomia, cuidado e deficiência física no livro “O Corpo Rebelado“, que será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h, no Mercado do Café.

LEIA MAIS >> Filhas de Costanza Pascolato, Consuelo e Alessandra Blocker lançam livro com sessão de autógrafos em Fortaleza

Maiara Capistrano lança exposição em Fortaleza após temporada em Paris; confira galeria

A obra, resultado da tese de doutorado da autora, será lançada em evento intimista, um petit comité, com presença de amigos, professores e pesquisadores da área.

Refletindo sobre o corpo

O “Corpo Rebelado” é uma contribuição para a reflexão sociológica sobre autonomia. Tratando em especial da deficiência motora, a autora propõe uma autonomia relacional em oposição à ideia de autossuficiência.

“O livro levanta o dilema ‘porco espinho‘: ao mesmo tempo que necessitamos da proximidade do outro, sentimo-nos incomodados (espinhados) ou sufocados por essa proximidade. Uma contradição que é potencializada no caso de pessoas que não podem sobreviver sem cuidados de terceiros”, afirma Erika.

Lançamento nacional

Erika otimizou a pequena temporada de férias na Capital para lançar seu livro, pela Editora Appris. Formada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), ela é Mestre em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade de Strasbourg, na França.

No Ceará, atuou em instituições que atendem pessoas com deficiência, em projetos de formação de professores para a inclusão social e trabalhou como professora hospitalar na unidade da Rede Sarah em Fortaleza.

Serviço

Lançamento do livro “O Corpo Rebelado”, de Erika Barreto
Dia 16/01, às 19h
Local: Mercado do Café (Rua Padre Francisco Pinto, 186 – Benfica)
A obra está disponível para venda online

Fotos: Divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE