Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco lança livro na Bienal

21 ago 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

A Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco lançará o livro “Laboratório de Criação – Inovação e Tradição na Cultura Alimentar do Ceará”. O lançamento acontece no próximo sábado (24), às 19h30, no espaço Café Literário, na XIII Bienal Internacional do Livro.

A obra reúne o resultado de quatro pesquisas da primeira edição do Laboratório de Criação da Escola. A publicação é organizada por Lina Luz Cavalcante e Vanessa Moreira dos Santos.

Os dados foram obtidos em pesquisas de campo, histórias de vida e trechos de diários de campo de alguns pesquisadores. Algumas receitas estão disponíveis na obra. Entre elas, estão tortinha de leite de pedra com creme de cajá, doce jaca do céu e baião de fava da Dona Nazaré.

Foto: Reprodução

Durante três meses agricultores, nutricionistas, cozinheiros e outros profissionais foram consultados para aprofundar experiências teóricas e fortalecer o conhecimento. Foi dada ênfase no caráter de inovação, enaltecendo a nova metodologia de criar pratos com insumos locais, que expressam o “terroir” cearense.

Segundo Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, a publicação do livro é resultado de um processo formativo, inovador e revolucionário. Como resultado, há a valorização e reconhecimento da cultura alimentar do Ceará. Em conclusão, a superintendente afirma que a pesquisa foi uma estratégia de aprendizado vivo.

>> Veja mais: Documentário “Mulheres na Noite – Música em Fortaleza” é exibido na Bienal do Livro

Foto: Reprodução/Instagram

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE