logo
X
PUBLIEDITORIAL

Especialista dá dicas para higienizar alimentos

Por Redação
Especialista dá dicas para higienizar alimentos
Situação de pandemia exige aumento nos cuidados com a higienização dos alimentos. (Foto: iStock)

Nesse momento, espera-se que todas as pessoas já saibam a importância da higiene para se proteger do coronavírus. Mas como fazer a limpeza de frutas e verduras sem correr o risco de que os produtos usados no processo deixem os itens impróprios para o consumo? Para responder essa pergunta, a engenheira de alimentos Deborah Mendes, consultora e instrutora do Senac Ceará, ensinou uma forma prática e segura de fazer essa higienização.

Nas redes sociais do Senac Ceará, como parte da campanha Tudo em Casa Fecomércio, ela orientou que essa higienização pode ser feita com produtos a base de hipoclorito. “O mais popular e barato é a água sanitária, mas é sempre importante ver se essa água sanitária tem a indicação para higienizar frutas e verduras”, ressalta Deborah.

LEIA MAIS >> Orientação profissional ao vivo pelas redes sociais

Senac/CE realiza oficina de técnicas de ilustração no Instagram

O procedimento para a limpeza é simples: em uma bacia de plástico, adicione dois litros de água e uma colher de sopa da água sanitária. Deixe os itens de molho por dez minutos e depois faça o enxágue. Mas também é necessário atentar para as condições dos alimentos antes da limpeza. Ela explica que “é sempre importante ressaltar que essa higienização deve ser feita com as frutas inteiras, sem machucados”.

Hábitos permanentes

Embora esse seja um momento especial, também é bom lembrar que os cuidados com a manipulação dos alimentos são necessários sempre. Por isso, deixamos aqui outras dicas da especialista que podem ser aplicadas em casa, não apenas no período da pandemia, mas dentro da rotina normal:

1. Lavar sempre as mãos antes de manusear alimentos: por serem uma parte do corpo que tem contato com muitas superfícies diferentes o tempo todo, as mãos podem acumular bactérias e outros microrganismos capazes de contaminar os alimentos. Por isso, é importante que estejam bem limpas antes de entrarem em contato com os alimentos; 

2. Sempre higienizar frutas e verduras: esses itens, normalmente, passam por um longo caminho até chegarem às nossas mesas e muitas vezes são consumidos crus, então é importante que sejam higienizados em uma solução clorada antes de serem preparados. 

3. Descongelar os produtos de forma correta: apesar de ser uma prática bastante comum, descongelar os alimentos deixando-os naturalmente fora da geladeira pode permitir a proliferação de bactérias. A melhor forma é tirar os itens do freezer com antecedência e deixá-los  descongelando dentro da geladeira. Se não puder esperar, os alimentos podem ser descongelados no micro-ondas ou direto no fogão. 

4. Atenção às datas: é importante observar não apenas a data de validade dos produtos industrializados, mas também por quanto tempo ele pode ser consumido depois de aberto;

5. Limpeza e organização: os locais de preparo e armazenamento dos alimentos precisam estar sempre limpos e organizados para evitar contaminações.

Veja também