Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Europa vai cobrar taxa de turistas a partir de 2024; confira valor

5 set 2023 | Notícias

Por Marília Serpa

Nova medida vai ser cobrada por meio do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens

Países europeus vão cobrar taxa dos turistas a partir de 2024 (Foto: Reprodução/Freepik)

A partir de 2024, viajar para a Europa não vai ser mais gratuito. O continente vai passar a cobrar uma taxa de sete euros, equivalente a R$ 37 na cotação atual, que deve ser paga através de um sistema eletrônico de autorização de viagem. A nova medida tem o objetivo de funcionar como um sistema que permite que os turistas façam o pré-registro de suas viagens.

LEIA MAIS >> Valdir e Samara Fernandes inauguram pousada em Jericoacoara

Desafio Costume Saudável é lançado pelo Mercadinhos São Luiz

A taxa vai ser cobrada por meio do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens, de maneia a ampliar a segurança nas fronteiras e rastrear digitalmente as viagens. Dessa forma, turistas de países que atualmente não precisam de visto para entrar no continente europeu, como o Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Japão, vão passar a pagar a tarifa.

A medida vai entrar em vigor em razão da Europa deter mais da metade da lista dos dez países mais visitados do mundo, o que representa um fator de crescimento econômico de cerca de 5% do PIB no turismo. O estimado em um ano é que 40 milhões de viajantes fora da União Europeia visitem esses países, gerando 280 milhões de euros com o pagamento da taxa.

Além disso, o sistema vai recolher dados biométricos e informações de chegada e saída dos turistas, de forma a contribuir para a segurança interna e impedir migrações irregulares. Embora seja algo novo na Europa, taxas como essa já são cobradas em outros locais, como Caribe, a qual costuma vir junto com as tarifas de hotéis, além de Nova Zelândia e Japão.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE